Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Acordo vai implementar programa de desenvolvimento no perímetro irrigado Salitre
conteúdo

Notícias

Acordo vai implementar programa de desenvolvimento no perímetro irrigado Salitre

A Codevasf e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmaram, esta semana, acordo de cooperação técnica e financeira para implementar o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Parcelar dos Lotes Agrícolas Familiares do Perímetro Irrigado Salitre.
publicado: 13/03/2009 17h31, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmaram, esta semana, acordo de cooperação técnica e financeira para implementar o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Parcelar dos Lotes Agrícolas Familiares do Perímetro Irrigado Salitre. Segundo o presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, essa parceria é um marco para Codevasf. “É a primeira vez que implantamos um perímetro irrigado com financiamento garantido para os agricultores. Com o êxito dessa parceria, novas iniciativas como essa serão firmadas visando o desenvolvimento sustentável da região”, completou.

O financiamento da implantação de infra-estruturas de irrigação parcelares, os financiamentos dos investimentos na produção e custeio anuais serão financiados com recursos repassados pela Empresa, no valor de cerca de R$10, 4 milhões para aquisição dos equipamentos e implantação de infra-estruturas de irrigação; recursos do Banco de até 80% dos investimentos previstos para implantação das culturas e custeios anuais de acordo com os orçamentos constantes das propostas de financiamentos. A implantação também  prevê que os irrigantes participarão com no mínimo 20% dos investimentos previstos para  o estabelecimento das culturas e custeios anuais. O  Acordo estabelece  que as cobranças das parcelas de amortização dos lotes agrícolas e da parcela de amortização da infra-estrutura de irrigação de uso comum do Perímetro de Irrigação serão efetivadas por meio de Contrato de Prestação de Serviços  de Cobrança específico.

De acordo com o presidente do BNB, Roberto Smith, foi retomado um acordo envolvendo um perímetro irrigado, o Salitre, e acredita-se que seja uma primeira atuação que poderá servir de exemplo para uma continuidade a outros perímetros irrigados, que precisam sair da condição de impasse produtivo, financeiro e de estruturação. “Importante porque pela primeira vez uma ação da Codevasf é complementada com uma ação do BNB e sobretudo porque participaremos do comitê gestor, que garantirá as orientações que contemplem a questão do crédito", acrescentou.

Para o diretor de Controle e Risco, Luiz Carlos Everton de Farias, trata-se de uma parceria inovadora na medida em que tem um diferencial em relação à ocupação do projeto. Um comitê gestor que analisará os conflitos existentes dentro do perímetro e permitirá também ao Banco o acompanhamento efetivo da seleção dos produtores. “Um grande diferencial porque as pessoas que vão ocupar os lotes serão pessoas que tenham capacidade de aportar recursos próprios e tenha experiência de lidar com a irrigação. Por outro lado, divide as responsabilidades da gestão do perímetro na medida em que as duas instituições estão juntas. É um modelo novo, que está se desenhando e que poderá se estender aos demais perímetros caso a experiência seja exitosa"