Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Márcio Lacerda recusa convite por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O ex-secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Márcio Lacerda, decidiu não aceitar o convite para reassumir o cargo do qual se afastou no início de agosto do ano passado. Em carta enviada ontem (04/04) ao ministro Pedro Brito, que o convidara, ele afirma: “Faço-o com o coração apertado pelo vínculo de respeito e apoio profissional que foi criado entre mim e a equipe. Sinto também estar renunciando à oportunidade de continuar prestando um serviço público relevante, no qual me realizei como cidadão e como profissional.” Na última sexta-feira (31/03), ao deixar o comando do ministério, o ex-ministro Ciro Gomes fez questão de desagravar Márcio Lacerda. “A Polícia Federal e a CMPI dos Correios comprovaram o que eu já afirmara, em nota pública, no dia 2 de agosto do ano passado: o senhor Márcio Lacerda é inocente das acusações que lhe foram assacadas”, disse. Ciro exibiu à imprensa documentos extraídos da CPMI nos quais está escrito que Lacerda não recebeu qualquer dinheiro do empresário Marcos Valério. E mostrou, também, documento da Polícia Federal declarando que nada consta contra ele.

Novo superintendente da Codevasf/Petrolina por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Tomou posse, segunda-feira (03), o novo superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Reginaldo Alves Paes. A transmissão do cargo aconteceu na sede da Empresa, com a presença da ex-superintendente regional, Isabel Cristina, e dos funcionários da Superintendência, além do superintendente regional de Juazeiro, Manoel Alcides Modesto Coelho.

Capacitação em licitações e convênios em Alagoas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf está oferecendo aos seus técnicos e de órgãos parceiros, como prefeituras, distritos de irrigação e ONG´s, treinamento em Licitações e Convênios, onde os participantes receberão informações sobre os novos enfoques jurídicos, quanto à obrigatoriedade da aplicação da modalidade de pregão nas licitações e em especial com repasse de recursos da União às entidades convenentes e restrição para celebração de convênios impostas pela Lei Eleitoral, visando à padronização dos procedimentos.

Isabel Cristina deixa Superintendência de Petrolina por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

Isabel Cristina de Oliveira deixou, hoje (31), o cargo de superintendente Regional da Codevasf, em Petrolina, que ocupa desde 04 de setembro de 2003. Ela se desincompatibilizou da Empresa para atender à decisão do Partido dos Trabalhadores para se dedicar ao pleito eleitoral deste ano.

Ciro Gomes deixa MI por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O ministro Ciro Gomes concedeu coletiva à imprensa hoje pela manhã (31/03) para informar que estava deixando o cargo que ocupa desde o dia primeiro de janeiro de 2003 e fez balanço de sua gestão. “Eu entrego o Ministério da Integração Nacional ao meu substituto habitual Pedro Brito”, hoje secretário executivo substituto. Aproveitou a ocasião para reparar, segundo ele, uma injustiça que por oito meses ficou sem resposta. Com o atestado de idoneidade do seu então secretário executivo, Márcio Lacerda, emitido pela Polícia Federal, nas mãos ressaltou que nada foi comprovado. Márcio Lacerda foi vítima de denúncias, durante a apuração da CPI dos Correios, que também em relatório final ratifica o atestado. Durante todo esse tempo o cargo de secretário executivo do Ministério não foi ocupado efetivamente.

Discussão sobre revitalização da Bacia do São Francisco por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Prossegue durante todo o dia de hoje (31), a reunião do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no auditório da sede da Codevasf. Da programação constam apresentações, debates e encaminhamentos envolvendo órgãos e instituições envolvidos no Programa. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h.

Univasf no Médio São Francisco por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A possível implantação da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) na cidade de Bom Jesus da Lapa e região foi tema de uma reunião com a presença do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, e do superintendente regional, Jonas Paulo. O evento contou com a presença do vice-reitor, Paulo César da Silva Lima, e da pró-reitora, Alvany Maria do S. Santiago, da UNIVASF, além de autoridades políticas e representantes de ONGs, instituições de ensino superior da região e outros.

Treinamento sobre licitações e contratos na Codevasf/Sergipe por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Atualizar os participantes sobre os novos enfoques jurídicos quanto à obrigatoriedade da aplicação da modalidade de pregão nas licitações. Este é o objetivo principal do treinamento em licitações e convênios que acontece de hoje (29) e amanhã na Codevasf em Sergipe. Um enfoque especial é dado ao segmento de licitações nas modalidades de pregão presencial e eletrônico, além do repasse de recursos da União às entidades convenentes e restrição para celebração de convênios impostas pela Lei Eleitoral, visando à padronização dos procedimentos.

Atualização em licitações e convênios por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Técnicos da Superintendêcia da Codevasf em Juazeiro (BA) participaram, durante três dias, do curso de licitações e convênios. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal em modernizar, desburocratizar, aumentar a eficiência e reduzir o custo de suas aquisições e contratações dando-lhes maior grau de transparência. No curso foi destacado o segmento de licitações nas modalidades de pregão presencial e eletrônico.

Convênio para regularização fundiária por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi assinado convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), com o objetivo de permitir a regularização fundiária de imóveis do estado do Piauí, em apoio ao Programa de Desenvolvimento Florestal do Vale do Parnaíba. O Governo do Estado do Piauí vem buscando alternativas de desenvolvimento que permitam reverter a situação de pobreza existente no Estado. Dentre as opções identificadas, o desenvolvimento de um programa florestal na região de influência do Rio Parnaíba mostrou-se altamente viável, dada a existência de grandes extensões de florestas aptas para o manejo, bem como para o plantio de florestas.

1 milhão de alevinos São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

Crianças de escolas públicas e particulares das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) participaram do peixamento de 1 milhão de alevinos de curimatã, pacú e pacamã, espécies nativas do São Francisco, promovido pela 3ª e 6ª superintendências regionais.

Potencial dos vales em aqüicultura por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Empresários, cooperativas e associações de produtores do setor de aqüicultura de todo o Brasil participam, desde o dia 22 de março, de rodada internacional de negócios Aquinvest, realizada durante a Feira Nacional do Camarão. Voltada também para a piscicultura, a Aquinvest é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio de instituições brasileiras e européias, entre elas a Codevasf. A rodada faz parte do Programa Al-Invest da Comissão Européia, que busca promover a cooperação técnica e econômica entre pequenas e médias empresas da Europa e da América Latina.

Bacia do Rio de Ondas revitalizada por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A implantação do Programa de Revitalização da Bacia do Rio de Ondas, na Bahia, foi o tema de um encontro, em Barreiras (BA), reunindo representantes da Codevasf, Embrapa, Ibama, Prefeitura Municipal e outros órgãos ambientais que atuam na região. O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, participou do evento.

Diferenças que aproximam por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Mais de 400 pessoas estavam presentes no primeiro dia do seminário internacional, “Políticas de desenvolvimento regional: desafios e perspectivas à luz das experiências da União Européia e Brasil”. A abertura do encontro contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que apresentou o tema Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Na ocasião, aproveitou para enfatizar que vários projetos em andamento no país podem servir de modelo, estão prontos para serem exportados e utilizados como base para outras comunidades.

Sistematização de ações de revitalização do São Francisco por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Técnicos da Codevasf reuniram-se, na sede da Companhia, com representantes da ANA (Agência Nacional de Águas) e do Ministério do Meio Ambiente para discutir a sistematização das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, sob gestão da Codevasf. Foram discutidos assuntos relacionados ao controle do processo erosivo e o monitoramento de águas.

Avaliação da revitalização em Petrolina por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Produtores, presidentes de associações de produtores e moradores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e gerentes dos Distritos de Irrigação Senador Nilo Coelho, Bebedouro e Área Maria Tereza reuniram-se, hoje (23) na Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, para avaliação das ações desenvolvidas dentro do Programa de Revitalização dos Perímetros de Irrigação. Os trabalhos foram presididos pela superintendente regional Isabel Cristina de Oliveira.

Nivelamento de informações para revitalização por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Com o objetivo de nivelar as informações referentes às ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, acontece nesta quarta-feira (22/03), reunião de trabalho, no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, em Brasília. A reunião conta com a presença de técnicos da Codevasf e do Ministério do Meio Ambiente.

IV Fórum Mundial da Água por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A experiência da Superintendência Regional de Bom Jesus da Lapa, no Programa de Revitalização do rio São Francisco e no Programa de Transferência de Gestão dos Perímetros Irrigados desenvolvidos pela Codevasf foi tema de debate no IV Fórum Mundial da Água, na Cidade do México. O estudo do caso foi apresentado pelo superintendente Jonas Paulo, no Palacio de La Canal, no Centro de Convencões BANAMEX, na Sessão do Programa Iberoamericano de Ciências e Tecnologias para o Desenvolvimento-CYTED e contou com a representação de 12 países: Espanha, Portugual, Brasil, Cuba, Peru, Venezuela, Equador, Chile, Uruguai, Argentina, Bolivia e México.

Dia da Água em Sergipe por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

“Vamos revitalizar e cuidar do rio São Francisco!” Este é o nome do principal evento que a Codevasf/Sergipe estará promovendo na quarta-feira (22) como parte da programação da semana em que comemora-se o Dia Mundial da Água (22 de março). O evento ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal de Neópolis, na orla do rio São Francisco, a partir das 14 horas. O objetivo é divulgar as ações de revitalização em andamento, mobilizar para a realização de ações em defesa do rio e sensibilizar a comunidade ribeirinha para a necessidade de conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.