Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Pescado dos Vales na Europa
conteúdo

Notícias

Pescado dos Vales na Europa

Os empresários dos setores de aqüicultura e pesca dos vales do São Francisco e do Parnaíba terão uma excelente oportunidade para conquistar e expandir seu espaço no mercado europeu. A Codevasf está apoiando a participação na rodada de negócios “InterAcui 2006” de produtores de pescado...
publicado: 09/08/2006 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h09

Os empresários dos setores de aqüicultura e pesca dos vales do São Francisco e do Parnaíba terão uma excelente oportunidade para conquistar e expandir seu espaço no mercado europeu. A Codevasf está apoiando a participação na rodada de negócios “InterAcui 2006” de produtores de pescado...

e derivados, assim como fornecedores de tecnologias e serviços da cadeia produtiva da aqüicultura. Organizada pelo Centro Europeu de Empresas e Inovação da Galícia, o encontro “InterAcui: Tecnologias e Processos na Aqüicultura Marinha e Continental” será realizado na cidade de Vilagarcía de Arousa, Espanha, nos dias 6 e 7 de setembro próximo, durante uma das mais importantes feiras do setor na Espanha: a Feira Internacional de Aqüicultura da Galícia – Acui. Com cerca de 120 expositores de 18 países, a Acui 2006 deverá receber mais de 6 mil visitantes de países da União Européia, América, Ásia e África, interessados em adquirir novos produtos e tecnologias.

Podem se inscrever na rodada de negócios empresários da aqüicultura e pesca no Brasil, tanto produtores e cooperativas como representantes da indústria auxiliar interessados em parcerias comerciais e investimentos europeus.

Durante a rodada de negócios, os participantes se encontram com empresas européias e latino-americanas do setor de aqüicultura, em reuniões individuais previamente agendadas, conforme o interesse manifestado pelos inscritos, com apoio permanente de intérpretes. Dessa forma, a “InterAcui 2006” se mostra uma excelente ponte comercial entre empresas e produtores da Europa e da América Latina, sendo ambiente oportuno para negociação de acordos comerciais e de investimentos, assim como para a realização de cooperação técnica e econômica.

A programação da InterAcui inclui também um seminário sobre tendências em tecnologia e mercado, na abertura do encontro. Acesso livre à Acui 2006 e visitas técnicas que serão realizadas após a rodada de negócios, no dia 8 de setembro.

Participação em feiras e rodadas de negócios buscam a sustentabilidade do agronegócio A Codevasf participa como colaboradora da rodada, no Brasil, através do Programa Al-Invest da Comissão Européia. Criado em 1994, o Al-Invest busca impulsionar e fortalecer a cooperação econômica entre pequenas e médias empresas européias e latino-americanas, promovendo os investimentos e o fluxo comercial entre ambas as regiões.

Segundo a chefe da Assessoria de Promoção e Assuntos Internacionais da Codevasf, Márcia Malvina Alves Cavalcante, a participação da Empresa na “InterAcui” faz parte de um programa mais amplo de ações para estruturar e promover a aqüicultura nos vales do São Francisco e do Parnaíba. “Além de investir na infra-estrutura de arranjos produtivos locais, na capacitação e na assistência técnica aos produtores, a COdevasf apóia a promoção dos produtos da região e procura abrir novos caminhos para a comercialização, um dos pontos mais importantes para a sustentabilidade do agronegócio”, explica.

Em 2006, além da “InterAcui”, a Codevasf já levou produtores à rodada de negócios da Feira Nacional do Camarão – FENACAM. Além disso, dentro dos programas de Recursos Pesqueiros e de Desenvolvimento da Aqüicultura, a Empresa construiu no vale do São Francisco seis estações de piscicultura e está implantando o Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco, no estado de Alagoas, e no vale do Parnaíba está construindo o Centro de Referência em Aqüicultura e Pesca do Parnaíba, no estado do Piauí, importantes demandas dos produtores e da comunidade científica.

Assessoria de Promoção e Assuntos Internacionais / Eurocentro Codevasf SGAN 601 Conj. I - Ed. Deputado Manoel Novaes, sala 102 CEP: 70.830-901, Brasília – DF Tel.: 61 3312-4769, 61 3312-4758 Fax: 61 3223-8819 E-mail: eurocentro@codevasf.gov.br