Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin última modificação 15/04/2020 18h34
Notícias de 2005
Obras para construção de mini-estações de tratamento e distribuição de água por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Já foram iniciadas as obras para a construção de 205 Mini-estações de Tratamento e Distribuição de Água (ETAs), capazes de abastecer com água potável cerca de 26 mil pessoas – moradoras de 1.628 lotes agrícolas e oito núcleos habitacionais urbanos do Projeto Jaíba (MG). A Codevasf assinou convênio com o governo de Minas, por meio da Ruralminas, responsável pela execução, que deverá estar concluída até julho do próximo ano.

Petrobras na produção de biodiesel por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

A Petrobras investirá na construção de três unidades de esmagamento de oleaginosas - mamona, caroço de algodão e óleo de girassol, na região do Médio São Francisco baiano. A unidade de esterificação, ou seja, de produção do biodiesel, será em Candeias/BA.

Assistência técnica para perímetros de irrigação em Petrolina por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Os produtos agrícolas dos perímetros de irrigação de Petrolina agora vão chegar mais rápido à mesa do consumidor. A regional da Codevasf vai oferecer serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos produtores e também ajuda para que eles comercializem os seus produtos. A equipe de assistência vai atuar nos Perímetros de Irrigação Senador Nilo Coelho, Área Maria Tereza e Bebedouro.

Audiência pública sobre Barragem do Jequitaí por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

A Codevasf de Montes Claros (MG) realizou no dia 31 de outubro, no Ginásio Poliesportivo da cidade de Jequitaí(MG), audiência pública com as comunidades que serão atingidas pela Barragem do Jequitaí, atendendo exigência do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) para a concessão da licença prévia para o início das obras.

Codevasf na Expoagro, em Alagoas por Walter Moura Costa — última modificação 20/06/2018 16h56

No período de 29 de outubro a 06 de novembro, acontece a 55ª Expoagro - Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas, o maior evento agropecuário do Estado e um dos mais importantes do Nordeste. A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem o local, que reúne mais de três mil criadores de Alagoas e de quase todos os estados do país.

Colóquio franco-brasileiro “Gestão Participativa da Água” por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

A Escola Superior de Agricultura de Purpan, com o apoio da Agência de Agua Adour Garonne da França e da Agência Nacional de Agua do Brasil, organiza, de 14 à 18 de novembro de 2005, um colóquio franco-brasileiro sobre a gestão participativa da água. A iniciativa faz parte da programação do Ano do Brasil na França (www.bresilbresils.org).

Prevenção de acidentes no trabalho por Walter Moura Costa — última modificação 20/06/2018 16h56

“Promover Saúde no Trabalho é Preservar Vidas”. Este foi o tema da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, da Codevasf, em Brasília, no período de 25 a 27 de outubro. O objetivo foi conscientizar os empregados da empresa quanto à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Plantio de oliveira no Semi-Árido por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, plantou a primeira das mil mudas de oliveira que fazem parte da primeira etapa do programa de introdução e avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semi-árido brasileiro, uma parceria entre a Companhia e a Embrapa. O chefe-geral da Embrapa Semi-Árido, Pedro Gama, também esteve presente no lançamento que aconteceu hoje, em Petrolina.

Presidente da Codevasf com Juazeiro e Petrolina por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

O presidente da Codevasf, Luís Carlos Everton de Farias, esteve nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), onde reuniu-se com os prefeitos das duas cidades para fazerem um balanço sobre as ações desenvolvidas pela Codevasf em parceria com as prefeituras daqueles municípios. As reuniões fizeram parte da agenda do presidente por ocasião da abertura da 16ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), em Juazeiro.

Oliveira no Semi-Árido por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Nesta quinta-feira (27/10), a Codevasf dá mais um passo na implementação de culturas alternativas no clima Semi-Árido. Haverá o “Lançamento do programa de introdução e avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semi-árido brasileiro”, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e Embrapa. Entre as espécies que serão cultivadas, ganha destaque a oliveira, considerada exótica no Brasil e na região. “Se der tudo certo, no futuro estaremos produzindo azeite de oliva e azeitonas em conserva”, destacou o presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias.

Debate sobre comercialização de frutas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Fruticultura: Organização dos produtores para superação dos entraves à comercialização é o tema de reunião que será realizada no auditório da sede da Codevasf em Petrolina, na próxima quinta-feira (27), às 14h. No encontro, o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), Moacyr Saraiva Fernandes, irá apresentar os modelos de organizações para comercialização de frutas frescas e agroindustrialização das frutas, além de questões relativas à comercialização nos mercados interno e externo.

Saneamento básico para Afrânio por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

As ações da Codevasf na área de saneamento básico estão chamando a atenção de vários municípios da área de atuação da Empresa. Desta vez foi a cidade de Afrânio (PE) que veio representada pelo prefeito Adalberto Cavancanti (PSDC) em busca de apoio para a realização de medidas de construção de rede de esgoto e cisternas, “somente 5% da cidade possuem saneamento e se conseguirmos concretizar essa parceria será uma maravilha para o município”, afirmou o prefeito.

Rodada Internacional de Negócios na Fenagri por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

A Codevasf apóia a realização de uma rodada internacional de negócios na cadeia produtiva da fruticultura entre os dias 25 e 27 de outubro, no Centro de Cultura João Gilberto de Juazeiro (BA), durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri. A Feira será realizada no mesmo local, de 26 a 29 de outubro. O objetivo da rodada de negócios é dar apoio aos pequenos e médios empresários dos vales do São Francisco e do Parnaíba para que encontrem novos mercados. Participarão da abertura da Fenagri (26), o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, o governador do Estado da Bahia, Paulo Souto, Secretários Estaduais, Municipais e Prefeitos de municípios do vale do São Francisco.

Expedição no São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Uma equipe expedicionária da Codevasf partiu de Bom Jesus da Lapa (BA), no dia 17, em direção à cidade de Xique-xique (BA), para fazer um reconhecimento da situação atual do Rio São Francisco e das ações de revitalização que têm sido implementadas pela Empresa na região. Em três dias, eles percorreram 347 quilômetros navegando pelo Velho Chico na embarcação Saldanha Marinha, da Marinha do Brasil. Nela, além da equipe composta pelo superintendente da Empresa em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, e assessores, estiveram presentes vereadores, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, representantes do Ibama, entre outras autoridades.

A água e o desenvolvimento regional por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Aconteceu, em Juazeiro (BA), o evento Águas – sua importância para o desenvolvimento da região. Com iniciativa da Rede Bahia, por meio da TV São Francisco, o objetivo é elaborar um planejamento que norteie o trabalho de todas as áreas da emissora, para gerar uma série de produtos e ações que possam qualificar e quantificar o compromisso da emissora com as questões ligadas às águas, mais especificamente com as bacias do rio São Francisco e do rio Itapicuru. Estiveram presentes os superintendentes regionais da Codevasf em Juazeiro (BA), Alcides Modesto, e Petrolina (PE), Isabel Cristina.

Presidente recebe Medalha no Piauí por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, será homenageado no Piauí com a Medalha Mérito Renascença pelo trabalho desenvolvido na região. A entrega será feita pelo governador do estado, Wellington Dias, hoje (19), no Palácio de Karnak, em Teresina (PI).

Licença prévia para implantaçaõ do Jequitaí por Walter Moura Costa — última modificação 20/06/2018 16h56

Visando atender ao último requisito previsto na Legislação Ambiental Estadual para a concessão de licença prévia para a implantação do Projeto Jequitaí, a Codevasf, juntamente com o Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais COPAM/IEF, realiza audiência pública no próximo dia 31, em Jequitaí (MG), com a presença de produtores de todos os municípios que serão atingidos pelo empreendimento.

Programa da Mesorregião do Araripe (PI) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

A Codevasf de Teresina (PI) participou, no dia 17, do evento coordenado pelo governo do estado do Piauí, Secretaria de Desenvolvimento Rural, que deu início à semana de capacitação de técnicos da Mesorregião do Araripe, com enfoque para as atividades de ovinocaprinocultura e apicultura.

R$ 771 mil para reflorestar matas ciliares do São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

O reflorestamento das matas ciliares do rio São Francisco nas margens dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, será garantido com a assinatura do convênio entre a Codevasf e a Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Pernambuco (ACAPE), entidade ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O evento acontecerá no dia 18, no auditório da Empresa, em Petrolina, às 10h.

Recuperação de áreas ciliares degradadas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 20/06/2018 16h56

Durante hoje e amanhã (17 e 18), acontece na Codevasf a oficina para discussão do Plano de Ação de Recuperação das Áreas Ciliares Degradadas da Bacia Hidrográfica do São Francisco. A promoção é resultado de parceria entre a Codevasf, Ministério do Meio Ambiente (Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco/SECEX) e Secretaria de Biodiversidade e Florestas/Programa Nacional de Florestas. O objetivo é discutir proposta de elaboração de um plano integrado de desenvolvimento florestal sustentável de suporte ao Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco nos estados de Minas Gerais e Bahia.