Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2005
Ações para desenvolver a piscicultura no Piauí por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A instalação de uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) e de Projeto Piloto de Criação de Peixes em Tanques-Rede, na barragem de Bocaina, município de Bocaina, no Piauí, impulsionará a piscicultura na região, melhorando a disponibilidade de pescado para o estado, bem como a renda dos produtores. Os projetos serão implantados e operacionalizados pela superintendência da Codevasf no Piauí, com a parceria do SEBRAE/PI.

Codevasf na criação do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco coordenou na semana passada um encontro para a formação de um órgão de defesa da caatinga do Nordeste – o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga. O evento contou com a participação da superintendente da Codevasf em Pernambuco, Isabel Cristina, do Supervisor do Escritório de Recife, Marcelo Teixeira, e teve como pauta a definição de um grupo de trabalho para implementar a criação do comitê.

Presidente da Codevasf na posse de superintendente do BNB por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, esteve no dia 16, em Aracaju (SE), para participar da posse do novo superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Estado, Saumíneo da Silva Nascimento.O superintendente Regional da Codevasf (SE), Paulo Carvalho Viana, também esteve presente.

Semi-árido quer produzir oliveiras por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Os perímetros irrigados do rio São Francisco, no alto sertão de Pernambuco e da Bahia, além de trechos de Minas Gerais, poderão se transformar também na região do Brasil a cultivar a oliva em grande escala com o intuito de se produzir azeite no Brasil.

PLANAP tem propostas para Alto Parnaíba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap) encerrou a fase de definição das propostas para o desenvolvimento do Território do Alto Parnaíba – um conjunto de 25 municípios. As atividades foram definidas a partir de um amplo processo de consulta aos setores produtivos, organizações sociais, sociedade civil organizada e poderes públicos dos municípios e da avaliação de potencialidades das áreas.

Mais de um milhão de alevinos no São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Petrolina (PE) realizará peixamento com mais de um milhão de alevinos no São Francisco, na próxima sexta-feira (4), 8h30, na orla fluvial de Petrolina. O evento contará com a participação de mais de 200 alunos de escolas da região que lançarão espécies de Matrinchãs, Curimatãs e Piaus, além da presença de autoridades governamentais federais e estaduais, Ongs ambientalistas e outros órgãos.

Propostas da Bahia para revitalizar o São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Representantes dos órgãos federais, estaduais e municipais presentes na I Reunião Intermunicipal do Núcleo de Articulação de Projetos (NAP) da Bahia entregaram mais de 150 propostas de ações de intervenção na Bacia do São Francisco, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Investimento no Jovem Empreendedor Rural por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Projeto Amanhã da Codevasf (SE) capacitará 160 jovens rurais do baixo São Francisco para a condução de atividades produtivas como apicultura, piscicultura, agricultura ecológica e ovinocultura. Os cursos serão realizados nas unidades de capacitação do Projeto amanhã situadas nos perímetros Betume e Cotinguiba/Pindoba.

Perenização do Rio Jacaré, na Bahia por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf vai incluir em seu Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco estudos que definirão aspectos econômicos, fundiários, sociais e técnicos da bacia do rio Jacaré, um afluente do rio São Francisco na microrregião de Irecê, Bahia.

Capacitação em processamento de pescado por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Começa hoje (21) o último curso de capacitação em beneficiamento de pescado que será realizado em Canindé do São Francisco (SE), com o objetivo de formar mão-de-obra qualificada. Vinte pessoas farão o curso que encerra no dia 25. Segundo o superintendente Regional da Codevasf, Paulo Viana, a expectativa dos produtores é grande e as estratégias de processamento melhoram as perspectivas de comercialização do pescado cultivado. “Estamos perseguindo um grande objetivo: gerar emprego e renda para a região, com aproveitamento de todo o seu potencial produtivo”, complementou.

Presidente recebe deputados de Minas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, recebeu hoje (18), deputados representantes da Comissão Especial da Fruticultura da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O objetivo da comissão é obter e consolidar informações sobre a fruticultura na região. A partir daí, a comissão deseja propor ações que impulsionem a atividade, essencial para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Limpeza e revitalização do Rio Gorutuba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A CODEVASF de Montes Claros (MG) inicia até o final deste mês os serviços de limpeza e revitalização do rio Gorutuba, que passa nas cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, região norte de Minas Gerais.

Líbia pode investir em irrigação no Brasil por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Representantes da Lafico – Libian Arab Foreign Investment Company, estiveram ontem (21), na sede da Codevasf, em Brasília, para conversar sobre investimentos em irrigação no âmbito da Lei das Parcerias Público-Privadas.

Seminário de marketing da tilápia por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Sergipe promoverá nos dias 16 e 17 de fevereiro o 1º Seminário de Marketing da Tilápia do baixo São Francisco, em Propriá (SE). O evento tem como finalidade impulsionar a comercialização da tilápia na região.

Codevasf inicia cadastro dos usuários de recursos hídricos do SF por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Está previsto para março o início do processo de capacitação dos técnicos que farão a coleta de dados para o Cadastro Nacional dos Usuários de Recursos Hídricos. A iniciativa, que começa pela Bacia do São Francisco, será operacionalizada pela Codevasf, com recursos do Ministério da Integração e parceria da Agência Nacional de Águas (ANA).

Recuperação de infra-estrutura na região da bacia por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf investiu, em 2004, R$ 32 milhões no Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco. O programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem a participação do Ministério da Integração Nacional, que delegou à Codevasf a realização das ações referentes ao monitoramento da qualidade de água, reflorestamento de nascentes, margens e áreas degradadas, recuperação de barragens e controle de processos erosivos.

Centros de assistência aos irrigantes em Barreira (BA) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Os quatro projetos de irrigação da Codevasf do Núcleo Avançado de Barreiras - Barreiras Sul, Barreiras Norte, Nupeba e Riacho Grande, contam, desde o dia 2 de fevereiro, com uma Casa da Assistência Técnica. A Casa abrigará equipe da assistência técnica, composta por sete técnicos agrícolas, um coordenador e três engenheiros agrônomos.