Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2005
Execução orçamentária por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A diretoria da Codevasf se reúne nesta segunda-feira (28/11) para fazer balanço geral da execução orçamentária de 2005. O presidente da Companhia Luiz Carlos Everton de Farias abriu os trabalhos garantindo que todo os recursos serão aplicados em benefício do cumprimento das metas dos projetos da empresa.

Programa Boa Esperança por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Está sendo realizada a segunda reunião do Fórum Integração Boa Esperança, que coordena o Programa Boa Esperança, de Responsabilidade Social, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco - CHESF. O Programa que encerra hoje(25) visa criar melhorias e oportunidades de desenvolvimento nas cidades em torno do lago da usina de Boa Esperança. O Fórum é uma parceria entre a Codevasf, a Chesf e as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente do Piauí e do Maranhão.

Remanescente de Quilombo Laje dos Negros por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Por:Edneuma Gonçalves de Souza A comunidade de Laje dos Negros está localizada no município de Campo Formoso, no sertão baiano, a 96 km da sede da Codevasf em Juazeiro (BA). É uma comunidade quilombola fundada em meados do século XIX por um escravo negro de nome Luiz José dos Santos, que conseguiu comprar uma terra de um Senhor de engenho, denominado Misael Fagundes, o qual morava na Gameleira, surgindo daí uma rivalidade entre comunidade branca e comunidade negra. Laje dos Negros é marcada por muitos conflitos políticos e étnicos e pela ausência de políticas públicas.

Norte de Minas produz mais de 90 mil toneladas de alimentos por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Nos primeiros nove meses de 2005, os quatro perímetros de irrigação implantados pela Codevasf no Norte de Minas já produziram mais de 90 mil toneladas de alimentos, que renderam aos produtores um montante aproximado de 40 milhões de reais. A fruticultura teve uma participação de mais de 80 porcento, com 73 mil toneladas produzidas, sendo 61 mil toneladas só de banana.

Sensibilização para o turismo sustentável por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Sensibilizar 80 participantes de 15 comunidades nos municípios de Brejo Grande, Pacatuba e Pirambu (SE), para a importância do turismo de base sustentável, na região da Foz do São Francisco, é o objetivo da ação de sensibilização que a Codevasf – Sergipe coordena sexta-feira (25), das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Sergipe (Fase), em Aracaju.

Debate sobre Programa Florestal por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Uma nova oportunidade de negócios e geração de emprego e renda. Assim pode ser reconhecido o Programa de Desenvolvimento Florestal do Piauí, discutido amplamente com a comunidade nesta segunda-feira, no SEBRAE, em Teresina (PI). Com a presença de autoridades e técnicos no assunto, o propósito é tornar o Programa conhecido e capaz de gerar emprego e renda, além do crescimento de novas oportunidades.

Codevasf no evento Nação Piauí por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Com apoio da Codevasf, acontece em Brasília, no período de 19 a 21 de novembro, a II Feira de Arte e Cultura da Nação Piauí. No evento, a Empresa irá mostrar no stand as ações realizadas nas regiões onde atua, com destaque para o Piauí. A iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social – Nação Piauí é atrair investimentos para o Estado com a divulgação das suas potencialidades em diversas áreas, como mineração, apicultura, turismo arqueológico e outros. A Feira será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Debate sobre Programa Florestal em Teresina por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Para ampliar a discussão sobre a implantação do Programa de Desenvolvimento Florestal do Piauí, acontece em Teresina, no próximo dia 21 (segunda-feira), debates sobre o assunto, no SEBRAE, com a participação de autoridades e técnicos especializados na área. Entre os temas a serem tratados estão “Parcerias para o desenvolvimento sustentável do estado do Piauí” e “Florestas e sociedade – o papel do Ministério do Meio Ambiente e o Programa Nacional de Florestas”.

Feira dos Municípios em Teresina por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Começou no dia 15, em Teresina (PI), a Feira dos Municípios 2005, considerada o maior evento mercantilista do Estado. No primeiro dia, a Feira reuniu um grande número de pessoas que visitaram a mega estrutura montada com 441 estandes, cinco palcos montados para shows artísticos e praças de alimentação com comidas típicas.

Discussões sobre mamona e biodiesel por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

O superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, reuniu-se com representantes dos órgãos envolvidos com a produção do biodiesel (Petrobras, SECTI, SECOMP, BNB, SEPLAC, UFBA, Petrobahia e MDA) visando apresentar os resultados das viagens ao Rio de Janeiro e Campinas para tratar sobre o assunto. Na reunião foi discutida a implantação das fábricas da Petrobras em Candeias (BA) e Montes Claros (MG), cada uma com a produção de 44.000 litros/dia.

Capacitação para desenvolvimento regional em Petrolina por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Os servidores da Codevasf em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) estão participando do curso de Capacitação em Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Regional, como parte das ações de realinhamento estratégico da empresa. O treinamento, que corresponde ao primeiro módulo, teve início ontem (10) e termina hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina.

APL de Piscicultura na Bahia realiza dia de campo por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Atendendo à meta de capacitação de produtores envolvidos no Projeto Estruturação de Arranjo Produtivo Local (APL) de Piscicultura na região Oeste da Bahia foi realizado um Dia de Campo de Piscicultura pelos técnicos da Codevasf em Bom Jesus da Lapa/Estação de Piscicultura de Ceraíma. Ao todo, 48 produtores participaram das atividades, além de técnicos da Prefeitura Municipal de Barreiras, da Magna Engenharia (ATER) e da Codevasf.

Alternativa para novos investimentos por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Rabobank concluiu um estudo sobre as principais características da cadeia agroindustrial das frutas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O objetivo do estudo foi analisar as perpectivas da região e disponibilizar as informações para os diferentes agentes dessa indústria no mundo e possíveis investidores.

R$ 2,1 milhões para o perímetro de Lagoa Grande por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Perímetro de Irrigação Lagoa Grande, localizado no município de Janaúba, após quase 20 anos sem a realização de nenhuma obra de recuperação de sua infraestrutura, recebeu ontem uma injeção de recursos superior a R$ 2,1 milhões para sua completa revitalização. E as obras de recuperação do perímetro serão realizadas pela própria Associação dos Irrigantes do Projeto Lagoa Grande (ASSIEG), por meio de convênio assinado com a Codevasf.

Codevasf reúne-se com Incra e Beiradeiros por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O superintendente do INCRA na Bahia, Marcelino Galo e o gerente Regional do Incra/Oeste, Hamilton Félix, visitaram na última sexta-feira (04), a Superintendência da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, acompanhados dos representantes das comunidades ribeirinhas de Santa Clara, Genipapo 1 e Genipapo 2, da cidade de Ibotirama/BA, para tratarem de assuntos referentes à legalização das áreas em conflitos naquelas regiões.

Quadro do São Francisco em Taiwan por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O estudante brasiliense Igor De Oliveira Borges, 12 anos, pintor desde os oito, teve seu quadro premiado na Mostra Infanto –Juvenil Brincando Com Arte III - Vales do São Francisco e do Parnaíba, em 2003. O quadro, intitulado entardecer no rio São Francisco, será oferecido como presente ao presidente de Taiwan, Chen Shui-Bian.

Revitalização em debate na Ufba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf, representada pelo superintendente de Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, participou da Mesa Redonda sobre a Revitalização do Rio São Francisco, realizada na semana passada durante o I Seminário de Estudos Ambientais e Ordenamento Territorial. O seminário foi realizado na Universidade Federal da Bahia e estiveram presentes o coordenador Nacional do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, o técnico do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Laxe, o superintendente do Ibama, Júlio Rocha, além de estudantes.