Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2005
Aqüicultura no Baixo Parnaíba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Nos dias 16 e 17 deste mês será realizado o 1º Seminário de Fortalecimento da Aqüicultura no Baixo Parnaíba em Porto das Barcas, Parnaíba, Piauí. O evento irá discutir temas relacionados ao diagnóstico da situação da aqüicultura, programas e ações do Ministério da Integração Nacional, capacitação de produtores, crédito como instrumento de fomento, políticas públicas, legislação ambiental, marketing e estratégias para o pescado produzido. Na ocasião, haverá o lançamento do “Pólo de Aqüicultura do Baixo Parnaíba” e inauguração do “Centro de Recepção e Comercialização de Caranguejos”, no município de Ilha Grande. O coordenador de Desenvolvimento Rural da Codevasf, Albert Bartolomeu, fala sobre o assunto.

Visita técnica de irrigantes em Petrolina por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A superintendente Regional da Codevasf, Isabel Cristina de Oliveira, reuniu produtores dos Perímetros Irrigados Senador Nilo Coelho e Maria Tereza, em visita técnica à Estação de Bombeamento Principal - EBP, na Barragem de Sobradinho (BA). O objetivo da visita foi apresentar aos irrigantes a estrutura de captação, condução e distribuição de água que irriga cerca de 20 mil hectares nesses dois Perímetros.

Capacitação de jovens em piscicultura por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Alagoas capacitou 20 jovens do Projeto Amanhã do Perímetro de Irrigação do Marituba, localizado em Penedo-AL. Eles participaram do curso de piscicultura básica, ministrado pelos engenheiros de pesca da Empresa, Álvaro Albuquerque , Kley Lustosa e Paulo Pantoja, na Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI), situada no município de Porto Real do Colégio (AL).

Fortalecimento da aqüicultura no Baixo Parnaíba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O 1º Seminário de Fortalecimento da Aqüicultura no Baixo Parnaíba acontece dias 16 e 17 de junho, no auditório da Associação Comercial, em Porto das Barcas, Parnaíba, Piauí. O evento irá discutir temas relacionados ao diagnóstico da situação da aqüicultura, programas e ações do Ministério da Integração Nacional, capacitação de produtores, crédito como instrumento de fomento, políticas públicas, legislação ambiental, marketing e estratégias para o pescado produzido.

Capacitação de instituições em Alagoas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A equipe da Assessoria de Promoção, Marketing e Comunicação da Codevasf de Alagoas realizou no dia 08 junho uma oficina de trabalho para capacitar técnicos representantes de instituições que compõem o Núcleo de Articulação para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco (NAP).

Projetos de irrigação nas PPPs por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Quatro projetos de irrigação, todos localizados no vale do Rio São Francisco, são os novos concorrentes para inaugurar o sistema de parcerias público-privadas (PPPs), segundo anunciou o governo federal. Os projetos já estão incluídos no Plano Plurianual (PPA) desde 2003 e passaram ao posto de prioritários na semana passada, segundo o ministro do Planejamento, orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. Todos já estão parcialmente implantados, sob coordenação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ligada ao Ministério da Integração Nacional.

Novos colonos no Jaíba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Minas Gerais sorteará lotes para 201 novos colonos que serão assentados no projeto Jaíba. Esses colonos fazem parte de um grupo de 212 famílias que desde 1994 lutava na Justiça para ganhar o direito ao assentamento. No final do ano passado, a Empresa fez um acordo com a Procuradoria Geral da República para assentá-los. Cada família receberá um lote irrigado de cinco hectares.

Codevasf em exposição de educação ambiental por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Sergipe participou no último fim de semana da I Expo Rease - Exposição da Rede de Educação Ambiental de Sergipe. O evento, com o mote “Caia nesta rede você também!”, envolveu a participação de várias instituições e teve por objetivo dar visibilidade às ações de educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas no Baixo São Francisco e também na capital sergipana

Codevasf no Guia Sergipe Trade Tour por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Guia Sergipe Trade Tour, editado e dirigido por Waldete Maria Zampiere, foi lançado na semana passada em Sergipe. A Codevasf participou da formulação do projeto que apresenta os principais roteiros e produtos turísticos de 25 municípios sergipanos. O guia está em sua 3ª edição. A participação da Empresa faz parte de suas ações para estimular o ecoturismo, o turismo rural e a preservação ambiental que vêm sendo desenvolvidas em prol da revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Codevasf na abertura do calendário de agronegócios do Piauí por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A CODEVASF de Teresina (PI) está participando da 35ª Exposição Feira Agropecuária da Grande Região de Floriano, iniciada no último domingo, dia 22. O evento, que segue até o dia 29 de maio, abre o Calendário Oficial de Agronegócios do Piauí e teve em sua abertura as presenças do vice-governador Osmar Júnior e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural Wilson Martins.

R$ 30 milhões para produtores baianos por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, assina hoje, 20, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, um Convênio Operacional com o Banco do Brasil para a concessão de financiamentos no valor de até R$ 30 milhões a produtores rurais que formalizaram um fundo de aval na Cooperativa da Região do Vale do Piratinga (Coopertinga). O convênio faz parte do Programa Bahia Frutas, do governo baiano. Outras duas cooperativas serão beneficiadas com convênios similares – a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos (Abrasgãos) e a Cooperativa do Médio São Francisco (Comesa).

Entrega de tanques-redes em Minas Gerais por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf entregou, na última semana, em Matias Cardoso (MG), dez tanques-rede instalados no rio São Francisco para 20 pescadores selecionados pela prefeitura municipal, dentro do programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Cada tanque-rede vai engordar mil alevinões e 2.500 alevinos – os alevinões pesam cerca de 40 gramas e os alevinos 5 gramas.

12 anos do Projeto Amanhã por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Projeto Amanhã completa 12 anos no próximo sábado, dia 14 de maio. Instituído na Codevasf em 1993, o programa tem grande alcance social e seu objetivo é capacitar jovens de áreas rurais, entre 14 e 26 anos, filhos de pequenos agricultores de Perímetros de Irrigação e áreas adjacentes da Empresa. A meta do Projeto Amanhã é preparar esses jovens para o empreendedorismo e o Primeiro Emprego, em conformidade com os Programas Sociais do Governo Federal.

Capacitação de produtores de Juazeiro por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Juazeiro (BA) realizou na semana passada a primeira etapa do projeto de capacitação voltado para a piscicultura comercial a partir do uso de tanques-rede. A meta é, num prazo de seis meses, começar a multiplicar a cadeia produtiva da criação de peixes e se projetar no mercado regional. Participaram da primeira etapa 25 pequenos produtores e pescadores que atuam na área do Lago de Sobradinho.

Projeto Amanhã capacita jovens em Minas Gerais por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Projeto Amanhã, programa social que a Codevasf desenvolve com a finalidade de capacitar profissionalmente jovens de áreas rurais entre 14 e 26 anos, formou, nos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e nas áreas de colonização I e III do Perímetro Irrigado do Gorutuba, em Minas Gerais, mais 132 técnicos em serigrafia. Ao todo, o Projeto Amanhã – que completa 12 anos no próximo dia 14 de maio – já formou 3 mil jovens em Minas, todos em atividades profissionalizantes.

Tecnologia de ponta no cadastro de usuários por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O cadastramento dos usuários de recursos hídricos na bacia do São Francisco está sendo feito, na Bahia, de maneira totalmente informatizada. Os cadastradores foram treinados para a utilização de um palm top. O formulário para os usuários foi inserido no Palm Top, que se assemelha a um pequeno computador, permitindo a digitação dos dados fornecidos diretamente no ambiente eletrônico, menos passível de erros e de processamento muito mais rápido.

PROGRAMA FLORESTAL DO PIAUÍ É APRESENTADO AO BANCO MUNDIAL por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Piauí é a nova fronteira para o desenvolvimento de um programa florestal sustentável. A conclusão, que consta de um estudo detalhado das condições climáticas, de solo e de infra-estrutura no Estado, foi apresentada hoje a diretores e técnicos do Banco Mundial (BIRD) pelo ministro da Integração, Ciro Gomes, o governador Wellington Dias e o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias. A apresentação foi feita em videoconferência entre a representação do Banco em Brasília e sua sede, em Washington.

Presidente recebe empresários da Vinibrasil por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luis Carlos Everton de Farias, acompanhado do diretor da Área de Engenharia, Clementino Coelho, recebeu no dia 04, Henrique da Fonte, presidente da ViniBrasil, e Sérgio Fonseca, representante da Expand. A ViniBrasil é uma joint venture do grupo Raimundo da Fonte, da Expand, principal importadora de vinho brasileiro, e da empresa Dão Sul, que foi eleita a melhor vinícola portuguesa em 2001 pela conceituada Revista Vinho, de Portugal.

Inaugurada Ponte dos Milagres, no Piauí por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Será inaugurada amanhã, 03, a ponte Vereador Francisco Soares de Mesquita, conhecida como Ponte dos Milagres, que liga os municípios de Santa Cruz dos Milagres, São Miguel da Baixa Grande e São Félix ao centro-sul do Piauí. Realizada numa parceria do Governo Federal, através da Codevasf, com o governo estadual, a ponte é uma antiga reivindicação dos municípios da região. Com a presença do governador Wellington Dias, a solenidade de inauguração contará do Superintendente da Codevasf no Piauí, Hildo Diniz da Silva.

Grupo francês produz óleo de algodão na Bahia em parceira com a Codevasf por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias e Gilles Peltier, presidente de uma das maiores empresas produtoras de algodão do mundo, o Grupo Dagris, assinaram no dia 29 em Brasília uma Carta de Intenções para cultivar algodão em áreas da Codevasf na Bahia. Foram discutidos também os primeiros aspectos operacionais da parceria, com a participação do diretor de da área de Produção, Herbert Drummond, e da diretora da Área de Administração da empresa, Ana Lourdes Nogueira Almeida, além do superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo. A produção de algodão pelo grupo estrangeiro na Bahia estará baseada na estrutura da agricultura familiar.