Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > DO JORNAL A TARDE: RIBEIRINHO REJEITA TRANSPOSIÇÃO DO RIO
conteúdo

Notícias

DO JORNAL A TARDE: RIBEIRINHO REJEITA TRANSPOSIÇÃO DO RIO

publicado: 13/10/2004 10h35, última modificação: 01/11/2022 14h00

BOM JESUS DA LAPA (SUCURSAL REGIONAL OESTE) – Cerca de 700 pessoas participaram ontem da segunda consulta pública realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, para confirmar os anseios da população sobre o futuro do rio. Ao mesmo tempo que votou contra a transposição, a plenária, composta de pessoas representativas da comunidade regional do Médio São Francisco, pediu prioridade para o Programa de Revitalização.

De acordo com o geólogo Luiz Carlos, secretário-geral do Comitê, as consultas públicas estão embasando o processo de decisão sobre o uso externo das águas do São Francisco. Ele diz que o encontro está confirmando a posição do Comitê e “é uma resposta ao governo, que insinuou que nós não estávamos falando em nome dos moradores da bacia. Que éramos um pequeno grupo contra a transposição”.

UNANIMIDADE – Participaram, além de pescadores, quilombolas, representantes de movimentos populares, ONGs, das diversas pastorais da Igreja Católica e ambientalistas da região, representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, cujo titular, Jorge Khouri, é também vice-presidente do Comitê e dirigiu parte dos trabalhos.

O secretário da câmara consultiva do Médio São Francisco, Edison dos Santos, representante do Fundifran (ONG que atua principalmente nos municípios de Ibotirama, Barra e Xique-Xique), destacou que é unanimidade o pensamento de que o governo deve dar prioridade à revitalização da bacia e que, “com o dinheiro destinado ao Projeto de Transposição seja implementado um projeto de desenvolvimento sustentável não só da bacia, mas também no semi-árido”.

 A primeira consulta pública do comitê foi realizada em Propriá (SE) onde a ponte foi interditada por uma hora. As próximas estão marcadas para Belo Horizonte (MG) amanhã, Petrolina (PE) dia 22 e Pirapora (MG) dia 23 de outubro. O encontro final será em Salvador, dias 26 e 27 deste mês.