Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > Site Nesse Instante: polêmica nos 502 anos do São Franscisco
conteúdo

Notícias

Site Nesse Instante: polêmica nos 502 anos do São Franscisco

O rio São Francisco completou na última semana 502 anos do seu descobrimento em meio a uma polêmica que acompanha a sua história. O Governo se prepara para tirar do papel um projeto pensado desde o Império: a transposição das águas do Velho Chico para o Semi-árido nordestino.
publicado: 06/10/2004 15h30, última modificação: 01/11/2022 14h00

O rio São Francisco completou na última semana 502 anos do seu descobrimento em meio a uma polêmica que acompanha a sua história. O Governo se prepara para tirar do papel um projeto pensado desde o Império: a transposição das águas do Velho Chico para o Semi-árido nordestino. A idéia provoca reações apaixonadas entre os que apoiam e criticam, o que tem se colocado como um obstáculo para a sua implementação. Decidido a enfrentar as resistências, o Governo Federal programou o início das obras de transposição para 2005.

Para tanto, reservou no orçamento do próximo ano R$ 1,78 bilhão. Aos críticos que dizem que o Velho Chico está morrendo, o Governo manda um recado: “o rio tem problemas, mas ainda é saudável e pujante”. O argumento consta de um material que o Ministério da Integração Nacional, responsável pelas obras, distribuiu na imprensa, por ocasião do aniversário do rio, completado no dia 4 de outubro.