Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > PROJETO FORMOSO AMPLIA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
conteúdo

Notícias

PROJETO FORMOSO AMPLIA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

publicado: 23/09/2004 17h20, última modificação: 01/11/2022 14h00

        

As 60 famílias assentadas no Perímetro de Irrigação Formoso iniciaram a produção de banana. O assentamento foi concluído no final de junho e representa uma ampliação de 20% da capacidade de produção do Projeto, que tem uma área implantada de 5 mil hectares. A área destinada às empresas deverá receber os primeiros produtores ainda este ano.

Trinta e nove empresas aguardam o financiamento do Banco do Nordeste para iniciar a produção numa área de 1700 hectares para a produção de banana visando o mercado internacional. A banana é a principal cultura do projeto com 1.750 ha plantados. O Projeto Formoso é um dos polos de produção de banana da Bahia. A produtividade média de 27 t/ha/ano na banana ‘Prata Anã’ e 40 t/ha/ano na ‘Grande Naine’. A variedade Prata Anã é a mais importante do projeto, ocupando mais de 90% da área plantada, aparecendo em segundo lugar a Grande Naine.

As ótimas condições climáticas para agricultura irrigada com alta luminosidade e temperatura, propiciando alto crescimento às plantas; clima semi-árido, propiciando condições menos favoráveis ao desenvolvimento de doenças fúngicas de parte aérea como o mal-de-Sigatoka, além de uma posição estratégica em relação aos grandes centros consumidores estão entre as vantagens apontados pelos especialistas para que o Projeto Formoso se destaque na produção de banana no nordeste.