Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF ATUALIZARÁ CENSO FRUTÍCOLA DO VALE
conteúdo

Notícias

CODEVASF ATUALIZARÁ CENSO FRUTÍCOLA DO VALE

publicado: 17/09/2004 10h30, última modificação: 01/11/2022 14h00

        

Começa em novembro a coleta de dados para a atualização do censo frutícola do vale do São Francisco. Até o final de fevereiro de 2005, será possível conhecer o número de produtores da região, a área produzida, além das espécies e variedades de frutas existentes.

A atualização do censo, feito para toda a região nordeste, no ano 2000, será feita em conjunto com o cadastro de usuários de água do rio São Francisco, a ser elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atualmente, os números disponíveis indicam que, somente na região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), existem nove mil produtores cadastrados.

Ao término da atualização, será possível identificar as novas áreas de produção e determinar os índices de crescimento do agronegócio da fruticultura no vale do São Francisco. Segundo o técnico da Codevasf, Ubirajara Gomes, é importante, também, a realização de um cadastro nacional da fruticultura. Ubirajara é o representante da empresa na Câmara Setorial da Fruticultura, fórum permanente, de caráter consultivo junto ao ministro da agricultura.

Na reunião da Câmara, realizada durante a Frutal 2004, Ubirajara defendeu a necessidade de um censo nacional que permita medir o tamanho do agronegócio da fruticultura. O censo frutícola ampliado vai possibilitar, inclusive, o estabelecimento de políticas públicas que possam atender às necessidades do setor.