Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA CODEVASF
conteúdo

Notícias

COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA CODEVASF

publicado: 23/08/2004 14h00, última modificação: 01/11/2022 14h00

        

A cerimônia oficial de comemoração dos 30 anos da CODEVASF será realizada hoje, no Memorial JK de Brasília, às 19h. Na ocasião, serão homenageados funcionários e produtores. Estarão presentes, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, o presidente da Empresa, Luiz Carlos Everton de Farias, os diretores da Área de Administração, Ana Lourdes Nogueira Almeida, da Área de Engenharia, Clementino Souza Coelho, da Área de Produção, Herbert Drummond, o gerente-executivo da Área de Planejamento, Roberto Mauro Amaral, entre outras autoridades.

Hoje, ao comemorar 30 anos, a CODEVASF celebra também a implantação de 26 perímetros de irrigação em 105 mil hectares e a geração de mais de 250 mil empregos diretos, apenas no vale do São Francisco. A Empresa mobiliza investimentos públicos e privados na criação de infra-estrutura hidráulica e fomento à pesquisa e introdução de novas tecnologias produtivas.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - O trabalho desenvolvido pela CODEVASF demonstra que a agricultura irrigada é uma alternativa viável do ponto de vista econômico e social, pois proporciona crescimento às cidades, gera emprego e renda e inclusão social para a população do semi-árido nordestino, mudando a realidade de uma região.

Ao longo dos últimos 30 anos, a agricultura irrigada gerou cerca de meio milhão de oportunidades de trabalho, apenas no setor primário. Um exemplo do resultado dessas ações é constatado pelo índice de pobreza dos municípios com irrigação, que é 13% inferior se comparado ao dos municípios sem irrigação e 8% inferior à média nordestina.

O Pólo Petrolina/Juazeiro, no Submédio São Francisco, é hoje o maior centro produtor de uvas finas de mesa do país, contribuindo com 98% das exportações brasileiras; responde também, por 95% das exportações de manga, destinadas aos mercados europeu e americano.