Notícias
Produção de tomate no Vale do São Francisco supera expectativa nacional em 2004
publicado:
28/06/2004 18h40,
última modificação:
01/11/2022 14h01
Pernambuco - O povoado de Açude Saco, no município de Lagoa Grande, interior de Pernambuco, é um dos maiores produtores de tomate no Estado. Se no Brasil, a previsão é de uma safra 10% menor que a anterior, no Vale do São Francisco as plantações este ano estão surpreendendo. Diferente de 2003, quando boa parte dos plantios da região foi atingida por pragas como a popular mosca branca, hoje a média de produção está sendo de 70 mil quilos de tomates por hectare. |
A produção de tomates da região abastece vários mercados do Nordeste e Sudeste do Brasil. Trabalho que gera, nesta época de colheita, mais de dois mil empregos.
A renda desta época ajuda muitas famílias a sobreviverem, como a da agricultora Maria Marques Guimarães, 69 anos, que consegue colher diariamente cerca de 40 caixas a R$ 0,30 cada uma. O agricultor Mizael Lopes de Alencar comemora. Segundo ele, este ano o clima ajudou o desenvolvimento da plantação. Além do clima seco, a irrigação correta também é responsável pelo sucesso da lavoura.
Para o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, o sistema de gotejo ajuda no controle do plantio, economiza água e conserva o solo.
Do site nordesterural.com.br