Controle de processos erosivos
A Codevasf promove o controle de processos erosivos e a recuperação de trechos degradados nas bacias hidrográficas na sua área de atuação. As ações melhoram as condições dos rios e permitem que a água seja aproveitada para o consumo humano e de animais, além de servir para atividades produtivas. As ações desenvolvidas pela empresa já possibilitaram:
- Proteção de mais de 1,4 mil nascentes
- Construção de 3,1 mil quilômetros de terraços
- Construção de 62 mil bacias de captação de enxurradas
- Readequação ambiental de 424 quilômetros de estradas rurais
As diversas práticas conservacionistas executadas pela Companhia visam:
- Proteção, preservação e recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) previstas no Código Florestal — especialmente nascentes, matas ciliares e topo de morros — a fim de reduzir a degradação e manter ou recompor a cobertura vegetal
- Contenção da erosão nas áreas de recarga de aquíferos que causam perda de solos e assoreamento dos cursos d’água
- Aumento da infiltração da água das chuvas solo para recarga dos aquíferos e das nascentes
Para isso, são praticados diferentes métodos de intervenção:
- Construção de bacias de captação e infiltração de água das chuvas (barraginhas)
- Terraceamento em curvas de nível
- Contenção e estabilização de voçorocas, margens de rios e encostas de morros
- Cercamento de nascentes, matas ciliares e de topo de morro para proteção e regeneração natural da vegetação nativa
- Florestamento e reflorestamento
- Readequação de estradas vicinais
- Capacitação e educação ambiental
A formação de um banco de dados georreferenciado que possibilite o planejamento e a identificação das áreas degradadas, bem como a avaliação e divulgação das ações e resultados obtidos, também fazem parte das iniciativas.
Com as ações, a Codevasf contribui para a diminuição da degradação ambiental e a manutenção da quantidade e qualidade da água nas nascentes e rios. As estruturas operam para conter o processo que leva à erosão do solo, reter grande parte dos sedimentos antes que cheguem nos rios e nascentes e contribuir para a manutenção da umidade do solo, aumentar a oferta e a qualidade da água.
Além disso, a empresa atua no apoio à implantação de viveiros de mudas nativas e no desenvolvimento de tecnologias de recuperação ambiental e preservação de mananciais; na educação ambiental e disseminação de práticas de conservação de água, solo e recursos florestais e na estruturação de parques e áreas de preservação de permanentes.
As parcerias com instituições públicas nas esferas federal, estaduais e municipais ligadas ao setor e com associações de produtores têm possibilitado a ampliação e o sucesso das ações desenvolvidas, assim como a conscientização da importância e necessidade de preservação ambiental das bacias hidrográficas para garantia da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.
A Codevasf vem realizando intenso trabalho para ampliação das ações ambientais e formação de banco de dados georreferenciado que possibilite identificar as áreas prioritárias para recuperação hidroambiental. O Plano Nascente — elaborado pelo corpo técnico da Codevasf — é parte deste trabalho com foco na proteção de nascentes e controle de processos erosivos. Os documentos propõem uma política de preservação da quantidade e qualidade das águas, com resultados de médio e longo prazo, fundamentais para garantir a manutenção da produção agropecuária e dos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água.
Já foram elaborados e estão disponíveis para download quatro Planos Nascentes — São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim:
Ações ambientais em propriedades rurais
Nos planos nascentes são apresentadas medidas para preservação/conservação e recuperação de nascentes, com a realização de capacitação e atividades de educação ambiental junto aos proprietários rurais e suas famílias, em conformidade com a Lei nº 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente) e Lei nº 12.651/12 (novo Código Florestal).
No intuito de complementar o processo de educação ambiental, a Codevasf elaborou a cartilha Ações Ambientais em Propriedades Rurais que aborda alguns dos importantes temas inter-relacionados às práticas conservacionistas, como: ciclo da água, papel do lençol freático e da área de recarga hídrica, entendimento sobre bacia hidrográfica, mobilização e sensibilização da comunidade rural, adoção de medidas de conservação/recuperação de nascentes, matas de topo de morro e ciliar, adequação ambiental de estradas e intervenções em erosões e voçorocas:
A 1ª Superintendência Regional da Codevasf (1ª SR), sediada em Montes Claros (MG), no Norte de Minas, região que concentra elevado número de nascentes e grande parte da água da bacia, está consolidando um banco de dados com as práticas conservacionistas e as ações realizadas pela Codevasf para a revitalização da bacia em Minas Gerais.
O banco de dados está em fase de criação e alimentação, mas já é possível acessar informações, com mapas interativos, sobre proteção de nascentes, cercamento, bacias de captação, terraceamento e readequação de estradas na área de atuação da 1ª SR.
Confira: