Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócio > Irrigação > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos da Codevasf (BIP) > 22º Boletim Informativo > Agricultores de projetos da 2ª SR receberão assistência técnica e gerencial
conteúdo

Agricultores de projetos da 2ª SR receberão assistência técnica e gerencial

por Valeria Rosa Lopes publicado 25/05/2020 10h43, última modificação 25/05/2020 10h44

Agricultores familiares dos Projetos Públicos de Irrigação de Estreito, abrangendo áreas nos municípios de Urandi e Sebastião Laranjeiras, Ceraíma, no município de Guanambi e Formoso em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, serão beneficiados com serviços de Assistência Técnica Gerencial (ATeG), a ser realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A ação é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Nos projetos de Ceraíma e Estreito, os serviços começaram em fevereiro ― após reunião do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Ceraíma, produtores, técnicos do Senar, da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa, e do Escritório de Apoio Técnico da Companhia em Guanambi ― e terão duração de quatro anos. No primeiro momento serão atendidas 300 propriedades, sendo 120 irrigantes do projeto de Ceraíma e 180 irrigantes de
A Codevasf dará o apoio logístico e operacional para que os técnicos do Senar possam prestar o serviço da melhor maneira possível, considerando que os irrigantes não tinham acesso ao serviço de ATER desde 2013. O serviço prestado, sem ônus ao produtor, será voltado também para o aspecto gerencial do lote, com a visão de sua atividade como um todo, dentro e fora da propriedade e não somente os aspectos agrícolas produtivos.
No projeto Formoso as atividades se iniciam no final de março e os entendimentos finalizaram após reunião entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa e o Distrito de Irrigação de Formoso (DIF) com a presença de representante do Senar. Ao todo, inicialmente, serão 150 produtores beneficiados. O técnico irá à propriedade uma vez por mês atendendo os produtores previamente cadastrados e que demonstrarem interesse em serem atendidos. Logo após este período inicial, será viabilizada a contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento.
Tanto no aspecto agrícola quanto na questão gerencial e administrativa da propriedade o Senar irá considerar a principal atividade desenvolvida pelos irrigantes em todos os projetos beneficiados.