Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Biblioteca Geraldo Rocha > Publicações > Publicações editadas pela Codevasf
conteúdo

Publicações editadas pela Codevasf

por Nilva Chaves publicado 10/08/2018 15h42, última modificação 23/11/2020 18h30

Capa - Evolução da divisão territorial Codevasf: 1974-2020

Evolução da Divisão Territorial da Codevasf: 1974 - 2020 (arquivo PDF)

Disponibiliza informações fundamentais à compreensão da dinâmica de promoção do desenvolvimento regional no Brasil, em especial nas áreas onde a Codevasf está presente, estabelecendo um marco para acompanhamento de ações da empresa e contando sua história por meio de mapas que caracterizam a atuação da Companhia no território brasileiro, desde sua criação em 1974. Agrega ainda à representação espacial, valor histórico-documental com informações de caráter político-administrativo, através da listagem dos municípios para onde a presença do Estado brasileiro se intensifica e se reorganiza por meio da Codevasf.

Capa - Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

O documento tem como objetivo socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto de desenvolvimento em bacias hidrográficas; selecionando trabalhos do corpo técnico da Codevasf e de instituições parceiras e interessados no seguinte temário: irrigação no mundo e no Brasil, preservação e restauração de bacias hidrográficas, economia de insumos (água, adubos, energia) na irrigação, conservação da matéria orgânica no solo, gestão do uso da água em bacias hidrográficas.

Capa - Ações ambientais em propriedades rurais

Ações ambientais em propriedades rurais

A cartilha tem como um de seus objetivos, despertar em toda a comunidade rural a consciência da necessidade de cada um adotar ações ambientais na sua propriedade, de forma que a união em torno do objetivo comum de produzir água, certamente transformará a sua região em produtora de mais água com qualidade para uso rural e nas cidades. Pensando nisso a Codevasf, a Unidade de Conservação da Água, Solo e Recursos Florestais e seus respectivos rebates nas Superintendências Regionais, elaboraram a cartilha com Ações Ambientais em Propriedades Rurais de forma bastante didática visando o pleno entendimento dos conhecimentos básicos acerca das ações de “conservação” a serem adotadas nas propriedades rurais.

Capa - Plano Nascente Itapecuru : plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Itapecuru.jpg

Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru

A Codevasf promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas de forma integrada, contribuindo para a redução das desigualdades regionais com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas. Para a elaboração do Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia Hidrográfica do rio Itapecuru - Plano Nascente Itapecuru, a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Itapecuru por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Plano Nascente Mearim : plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Mearim.jpg

Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Mearim

A Codevasf promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas de forma integrada, contribuindo para a redução das desigualdades regionais com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas. Para a elaboração do Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia Hidrográfica do rio Mearim - Plano Nascente Mearim, a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Mearim por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Manual de criação de peixes em viveiros - 2019.jpg

Manual de criação de peixes em viveiros

Considerando a realidade dos empreendimentos piscícolas caracterizados, na sua grande maioria, por pisciculturas de pequeno porte, a Codevasf elaborou o manual de criação de peixes em viveiros. Um dos objetivos é proporcionar, especialmente ao técnico extensionista e ao pequeno produtor rural, o acesso gratuito a conhecimentos atualizados de piscicultura com espécies tropicais, tendo como horizonte o substancial crescimento da oferta de pescado, e, por conseguinte, o alcance da meta do consumo de 12 kg/habitante/ano, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Capa - Manual de criação de peixes em tanques-rede - 3ª edição - 2019.jpg

Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede

A Codevasf possui como foco principal o desenvolvimento regional, sendo responsável por grandes avanços registrados na piscicultura brasileira. A empresa desenvolveu a tecnologia de reprodução artificial de dezenas de espécies nativas da bacia do São Fran­cisco, entre elas o surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e o pirá (Conorhyn­chos conirostris), sendo este último considerado o peixe símbolo do São Fran­cisco.

Capa - Guia de uso da sala de coleta e apoio à amamentação.jpg

Guia de uso da Sala de Coleta e Apoio À Amamentação

Os procedimentos relativos à coleta de leite materno requerem cuidados específicos. Por essa razão, a Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf, responsável pela implantação da Sala, deu um passo adiante e sintetizou no guia orientações relevantes às profissionais que fazem ou farão uso do espaço.

Capa - A agência para o desenvolvimento das bacias hidrográficas

Agência para o Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas

A irrigação é o principal instrumento usado pela Codevasf para promover o desenvolvimento regional. A empresa ainda estimula a modernização da agricultura, a pesquisa de novas variedades, a instalação de agroindústrias, a inovação tecnológica e o fomento ao associativismo.

Capa - Anais do 3º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas e 5º Workshop Internacional de Irrigação

Anais do III Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas

O documento tem como objetivos socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto de desenvolvimento em bacias hidrográficas; selecionando trabalhos do corpo técnico da Codevasf e de instituições parceiras e interessados no seguinte temário: irrigação no mundo e no Brasil, preservação e restauração de bacias hidrográficas, economia de insumos (água, adubos, energia) na irrigação, conservação da matéria orgânica no solo, gestão do uso da água em bacias hidrográficas, preservação, reuso e geoprocessamento. Esses trabalhos foram publicados nos Anais do III Seminário Água e Solo no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas & V Workshop Internacional de Irrigação, realizado em Brasília, na sede da Codevasf, nos dias 13 a 16 de março de 2018.

Capa - Anais do 2º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

Anais do II Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas

O documento tem o objetivo de apresentar a socialização de metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto de desenvolvimento em bacias hidrográficas; selecionando trabalhos do corpo técnico da Codevasf e de instituições parceiras e interessados no seguinte temário: governança, preservação, manejo, conservação, revitalização, reservação, reuso, geoprocessamento. Esses trabalhos foram publicados nos Anais do II Seminário Água e Solo no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas, realizado em Brasília, na sede da Codevasf, nos dias 3 e 4 de novembro de 2016.

Capa - Anais do 1º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

Anais do I Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas

Debater a conservação e a governança da água e do solo e divulgar pesquisas e metodologias para o manejo sustentável desses recursos naturais. Esses foram os objetivos do evento promovido pela Codevasf, no dia 4 de dezembro de 2015, na sede da empresa em Brasília (DF).

Para fazer o download, clique aqui.

capa_celebracao-de-convenios.jpg

Orientações para celebração de convênios

A Cartilha de Orientações para Celebração de Convênios tem por finalidade orientar os interessados em firmar convênios com a Codevasf e, aos empregados da Empresa, a operacionalizar o processo de convênio segundo suas diferentes etapas, de acordo com procedimentos padronizados e com a legislação aplicável.

Para fazer o download, clique aqui.

Capa - Manual de Comunicação e Organização Social: Esgotamento Sanitário.jpg

Manual de Comunicação e Organização Social - Esgotamento Sanitário

Neste Manual estão descritas todas as etapas a que está submetido o sistema a ser implantado, como a instrução de formação de comitês com o envolvimento da prefeitura e câmara dos vereadores em todo o processo.

Serve ainda, como uma ferramenta para auxiliar as ações de educação ambiental e comunicação social, que são obrigações assumidas pela Codevasf no âmbito do processo de licenciamento ambiental. Como resultado, espera-se que por meio do controle de participação social, o sistema seja conduzido com maior eficácia, com benefícios gerados ao meio ambiente, à saúde pública e valorização econômica da localidade.

Para fazer o download, clique aqui.

Capa - Plano Nascente São Francisco: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio São Francisco - 2015.jpg

Plano Nascente - Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio São Francisco (2015)

O Plano representa a soma de esforços e compartilhamento de responsabilidades para a preservação e recuperação de nascentes que, no seu conjunto, formam a bacia do São Francisco. Nessa primeira fase, o Plano enfoca essa bacia em razão do seu alto estado de degradação, mas, sua implementação deverá servir como modelo para expansão às demais bacias da área de atuação da Codevasf – Parnaíba, Itapecuru e Mearim – as quais, igualmente, precisam também de ações para recuperar e preservar suas nascentes, visando frear o processo de degradação que se acentua e, assim, promover o desenvolvimento sustentável.

Para fazer o download, clique aqui.

Plano Nascente - Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio São Francisco (2016)

As causas da degradação do rio São Francisco remontam ao período colonial, cujos principais efeitos são o contínuo e intenso processo de assoreamento, a perda de solo, o secamento de nascentes, a destruição de matas ciliares e a poluição química.

Para enfrentar as causas dessa degradação, a Codevasf apresenta o PLANO NASCENTE, o qual propõe, como uma de suas estratégias, integrar os governos (união, estados e municípios), a iniciativa privada, as organizações não governamentais e a sociedade da bacia do rio São Francisco.

Para fazer o download, clique aqui.

Capa - Plano Nascente Parnaíba: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba - 2016.jpg

Plano nascente Parnaíba: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba

O livro foi fundamentado na experiência da Codevasf em recuperação e controle de processos erosivos, contendo Bases teóricas, aspectos legais, as diretrizes do plano de de preservação e recuperação de nascentes da Bacia do rio Parnaíba, caracterização da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba, o plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba, o arranjo e proposta executiva, monitoramento da quantidade e qualidade da água das nascentes.

Para fazer o download, clique aqui.

142 WEB Relatorio_do_Censo_Aquicola_do_Reservatorio_de_Tres_Marias_2013 -1.jpg

Relatório do censo aquícola do Reservatório de Três Marias/MG 2013

Com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação da piscicultura no reservatório de Três Marias (MG), a Codevasf publicou um relatório com dados de 2013 sobre a distribuição de áreas e de produtores de pescado em tanques-rede, volume de produção, preço médio e rentabilidade da criação de peixes, entre outras informações.

Para fazer o download, clique aqui.

Capa - Catálogo da produção científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias - 2015

Catálogo Produção Científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias 1980-2013

Neste catálogo, estão listadas referências bibliográficas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhos, livros e capítulos de livros, além de monografias, dissertações, teses e resumos apresentados em congressos no Brasil e no exterior, totalizando mais de 1.300 títulos entre 1980 e 2013.

Para fazer o download, clique aqui.

160-livro_caranguejo_uca-1.gif

Livro Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba

Os estudos e as ações que estão sendo desenvolvidos pela Codevasf, junto com outros parceiros, desde 2006 , com vistas à estruturação e à sustentabilidade desta importante atividade produtiva extrativista, estão reunidos na publicação “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”.

Para fazer o download, clique aqui.

160cenarios-versoo-web-jun2.jpg

Cenários Prospectivos para os Vales do São Francisco e do Parnaíba - 2009-2028

O estudo de Cenários Prospectivos para os vales do São Francisco e do Parnaíba foi concebido pela Codevasf e elaborado em conjunto com a FGV Projetos. O material identifica alternativas de futuro para estas regiões, com objetivo de estruturar o posicionamento estratégico dos atores comprometidos com o seu desenvolvimento.

A apresentação dos Cenários Prospectivos para os vales do São Francisco e do Parnaíba está estruturada em seis seções.

Para fazer o download, clique aqui.

Capa - Alocação de emendas parlamentares ao Orçamento da Codevasf 2019

Orientações para alocação de Emendas Parlamentares ao orçamento da Codevasf

Com esta publicação, a Codevasf oferece aos senadores e deputados um roteiro para a apresentação de emendas parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentária. Com essa iniciativa, a Empresa quer unir esforços com o Congresso Nacional para ampliar as ações de desenvolvimento regional com foco na melhoria da qualidade de vida das populações da sua área de atuação.

Para fazer o download, clique aqui.

160-capa-a-propagacao-artificial-de-peixes-em-aguas-tropicais.gif

A propagação artificial de peixes de águas tropicais

Este manual trata da propagação de peixes em águas tropicais. Destinado, principalmente, para técnicos de extensão e instituições de treinamento em aquicultura, ele é ricamente ilustrado.

Delineia os aspectos biológicos básicos da reprodução de peixes e apresenta as diversas técnicas que estão sendo empregadas para a colheita de ovos fertilizados, a fertilização artificial de ovos e o subsequente cultivo de lavas e alevinos.

Para fazer o download, clique aqui.

novo-planvasf.jpg

Plano Diretor para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco – PLANVASF

O documento apresenta os resultados da elaboração do Plano Diretor para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco (PLANVASF).

Publicado em 1989, o Plano foi composto de diagnóstico e programas para diversas atividades possíveis de desenvolvimento na região para o período 1989-2000.

O documento inclui volumes e mapas.

Para fazer o download, clique aqui.

capa-catalogo-empreendiment.jpg

Catálogo de Empreendimentos: Projetos com apoio da Codevasf

O Catálogo de Empreendimentos representa mais um passo na busca da profissionalização das organizações produtivas apoiadas pela Codevasf. O objetivo é mostrar a qualidade dos produtos que podem ser encontrados em empreendimentos de apicultura, piscicultura, caprinovinocultura, fruticultura, artesanato regional e outros.

Para fazer o download, clique aqui.

planap.jpg

Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba

O Planap está sintetizado em 16 volumes com todas as informações referentes ao estudo realizado durante o ano de 2005. Os territórios em análise são da Planície Litorânea, dos Cocais, dos Carnaubais, entre Rios; do vale do Sambito, do rio Guaribas, do rio Canindé, dos rios Piauí e Itaueiras; da Serra da Capivara; Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras. Há ainda informações sobre o uso da terra e do cerrado, um plano de ação de curto prazo com indicadores de aproveitamento das infraestruturas hídricas da Bacia do Parnaíba e o Relatório Final com o Plano de Ações estratégicas da Bacia.

Para fazer o download, clique aqui.

plataformaparafuturo.jpg

Plataforma para o Futuro

Edição comemorativa que reúne assuntos ligados à atuação da empresa, como fruticultura e piscicultura.

Para fazer o download, clique aqui.

drenagem-como-instrumento-de-desalinizacao-e-prevencao-da-salinizacao-de-solos.jpg

Drenagem como instrumento de desalinização e prevenção da salinização de solosDrenagem como instrumento de desalinização e prevenção da salinização de solos

Reúne conhecimentos e informações teórico-práticas capazes de tornar a tarefa do projeto de drenagem agrícola algo simples e objetivo, criando as condições para resultados promissores no que se refere à utilização racional dos recursos hídricos e do solo.

Para fazer o download, clique aqui.

cartilha_peixes.jpg

Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede

A Codevasf lançou o Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede com o objetivo de fomentar a produção de pescado, com o fornecimento de material didático e atualizado sobre o sistema intensivo de criação de peixes em tanques-rede.

Para fazer o download, clique aqui.

cartilha.jpg

Cartilha do Irrigante

Folder com o objetivo transmitir, de maneira fácil e ilustrativa, como deve se dar a relação entre a Codevasf e os produtores empreendedores que atuem nos perímetros irrigados, possibilitando uma reflexão sobre o que pode ser melhorado na relação de parceria estabelecida entre os produtores e a Codevasf.

Para fazer o download, clique aqui.

irrigfruitproduc.jpg

Rabobank - São Francisco Valley Fruit Productionn

Para fazer o download, clique aqui.

bahiarural.jpg

Análise Regional da Bahia Rural

Relatório elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia que apresenta uma proposta de política de seleção, avaliação e adaptação de projetos às condições operacionais prevalecentes na economia baiana. Contém um elenco de ideias de projetos e anteprojetos, levantados de empreendimentos em curso e de empreendimentos previstos ou considerados como necessários ao desenvolvimento rural na Bahia.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes2.jpg

Manual de Segurança e Inspeção de Barragens

O Manual foi elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, no âmbito do Proágua/Semi-árido, com a participação de técnicos da Codevasf, cujo objetivo visa estabelecer parâmetros e servir como um roteiro básico para ajudar os órgãos vinculados ao Ministério da Integração Nacional, assim como outras entidades interessadas na matéria, na construção de novas barragens e na reabilitação das já existentes, visando sua operação e manutenção em condições de segurança.

Para fazer o download, clique aqui.

codevasf_realizacoes.jpg

Codevasf - Um Vale de Realizações. Um Vale de Esperança

Documento elaborado com a finalidade de divulgar a Empresa e apresentar ao público suas principais realizações até o ano de 1999.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes4.jpg

Manual de Irrigação

Trabalho elaborado pelo Bureau of Reclamation do Departamento de Interior dos Estados Unidos, por solicitação do Ministério da Integração Nacional do governo brasileiro, com a colaboração de especialistas da Codevasf.

Tem o objetivo de apresentar procedimentos simples e eficazes para serem utilizados pelos órgãos federais, estaduais e municipais, por organizações privadas e por firmas de consultoria, no desenvolvimento de projetos de irrigação no Brasil.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes5.jpg

O Modelo de Irrigação

Este documento tem a finalidade de apresentar a nova sistemática que a Codevasf coloca em prática para a introdução de seus projetos de desenvolvimento regional através da irrigação, onde estão dispostos os parâmetros de atuação da empresa e sua postura diante dos imperativos sócioeconômicos e ambientais dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes6.jpg

Codevasf - Vale Investir

Este documento foi elaborado com a finalidade de divulgar os programas ativos da Empresa.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes7.jpg

Projetos de Irrigação no Vale do São Francisco

Tem por finalidade divulgar as potencialidades da agricultura irrigada como fonte de desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Para fazer o download, clique aqui.

virando_pagina-160.gif

Codevasf Modelo de Irrigação: Virando a Página!

Descreve de modo simples e objetivo todas as fases de desenvolvimento de um projeto de irrigação na Codevasf, desde os primeiros estudos até o pleno funcionamento.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes8.jpg

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco e do Semi-árido Nordestino

O folheto apresenta o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Vale do São Francisco e do Semiárido, empreendido pela Codevasf, no intuito de viabilizar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para fazer o download, clique aqui.

É Tempo de Semear: Projeto Semi-Árido

O folheto tem o objetivo de divulgar as propostas do Projeto Semiárido e algumas das transformações que proporcionou ao ambiente nordestino onde atua.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes11.jpg

Fundação Amanhã

Folder com publicidade institucional da Fundação Amanhã, uma sociedade civil sem fins lucrativos voltada para a organização e capacitação do jovem rural, atuante em todo território nacional, notadamente, no Vale do rio São Francisco. No momento, o download desta publicação encontra-se indisponível.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes12.jpg

Projeto Formoso: O Percurso das Águas: A Direção do Progresso

Este folder apresenta as principais realizações e os mais significativos resultados alcançados pelo Projeto Formoso que visa a fomentar o desenvolvimento no município de Formoso (BA) através da irrigação moderna.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes13.jpg

São Francisco : aqui a Codevasf transforma passado em futuro

Apresenta os trabalhos realizados pela Codevasf no intuito de minimizar os efeitos nocivos provocados pelas barragens que se estendem pelo Rio São Francisco.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes14.jpg

Codevasf - Pernambuco

Divulgação das ações da Empresa no estado de Pernambuco.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes15.jpg

Projeto Pontal: O sertão que dá certo

Apresenta as principais realizações e os mais significativos resultados alcançados pelo Projeto Pontal que objetiva fomentar o desenvolvimento da fruticultura em Petrolina (PE) através de modernos processos de irrigação.

Para fazer o download, clique aqui.

pais.jpg

Cartilha PAIS: Produção Agroecológica Integrada e Sustentável

Material apresenta passo a passo como o PAIS ajuda na produção de alimentos saudáveis e na preservação do meio-ambiente.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes18.jpg

Manual de Piscicultura - Elek Woynarovich

Orienta o piscicultor em todo o processo de piscicultura, desde a preparação dos viveiros, a escolha dos alevinos, o povoamento e o crescimento até a despesca. São dadas, também, orientações para o consorciamento com plantações e outras criações.

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes19.jpg

Inventário de Projetos

Apresenta o inventário de projetos de irrigação com as características técnicas e os estágios dos projetos e empreendimentos levados a efeito pela Codevasf (3ª edição - 1999).

Para fazer o download, clique aqui.

publicacoes21.jpg

Almanaque Vale do São Francisco 2001

Traça um roteiro histórico, cultural e geopolítico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, retratando seus mitos, revelando suas riquezas naturais e a beleza de suas tradições, numa linguagem acessível à pesquisa, ao lazer e ao trabalho.

Para fazer o download, clique aqui.

Estudo de Viabilidade de Implantação de campi da Univasf na região do Médio São Francisco

Este documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho designado pela FAPEX, composto por professores da Universidade Federal da Bahia.

Para fazer o download, clique aqui.

manual-caprinos.jpg

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

A Codevasf lançou o Manual de Criação de Caprinos e Ovinos com o objetivo de auxiliar o profissional e o produtor, atuantes nessa área, com o fornecimento de material didático e atualizado sobre o tema.

Para fazer o download, clique aqui.

projeto-irrigacao-tecnicos-codevasf.jpg

Projetos de Irrigação no Vale do São Francisco

Este documento foi elaborado pelos técnicos da Codevasf com a finalidade de divulgar as potencialidades da agricultura irrigada como fonte de desenvolvimento sustentável do Nordeste. São apresentadas informações sobre as políticas adotadas por vários países na condução da agricultura irrigada, bem como a importância dessa prática na produção de alimentos, geração de empregos, desenvolvimento regional e distribuição de renda.

Para fazer o download, clique aqui.