Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Ações Ambientais > Responsabilidade Socioambiental > Selo Empresa Amiga da Primeira Infância
conteúdo

Selo Empresa Amiga da Primeira Infância

por Fernando Néto publicado 06/01/2020 16h26, última modificação 19/04/2023 17h19

2021

Selo Empresa Amiga da Primeira Infância 2021.jpegPelo terceiro ano consecutivo, a Codevasf recebeu o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância. A Companhia participou da premiação por atender aos critérios do Edital – Empresa Amiga da Primeira Infância, pois no cumprimento de sua missão de desenvolvimento de bacias hidrográficas, assume sua responsabilidade social assegurando às mães gestantes e aos seus filhos o direito à amamentação, educação e saúde com dignidade e respeito.

A Codevasf também é a primeira (e única) empresa pública a ter em sua estrutura uma sala de coleta e apoio à amamentação para as mães que retornam da licença maternidade, certificada pelo Ministério da Saúde, sendo referência nacional nesse quesito. Possui também fraldários instalados nos banheiros da Sede da empresa e cartilha de orientação à amamentação, disponível na WEB, para download.

Selo Empresa Amiga da Primeira Infância 20202020

A Codevasf recebeu pelo segundo ano consecutivo, em novembro de 2020, o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância em razão de ter uma sala de coleta e apoio ao aleitamento materno e fraldários instalados nos banheiros da Sede da empresa, em Brasília. A Companhia foi novamente a única empresa pública a receber o selo.

Selo Empresa Amiga da Primeira Infância 20192019

Em novembro de 2019, a Codevasf recebeu pela primeira vez o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância. A Companhia foi a única a cumprir os requisitos necessários para obtenção do selo, pois, no cumprimento de sua missão institucional, a Codevasf assume a responsabilidade social de assegurar às mães gestantes e aos seus filhos o direito à amamentação, à educação e à saúde com dignidade e respeito.

Reconhecimento

A Codevasf tem sido reconhecida e apontada como modelo por suas iniciativas de proteção e apoio à maternidade, à amamentação, à primeira infância e, de modo mais abrangente, à família. A certificação da Companhia com os selos Empresa Amiga da Primeira Infância e Empresa Amiga da Família é resultado das ações desenvolvidas pela Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Codevasf/Sede, responsável, por exemplo, pela instalação da Sala de Coleta e Apoio à Amamentação.

A Companhia possui na Sede da empresa, em Brasília, a Sala de Coleta e Apoio à Amamentação, com cartilha de orientação à amamentação disponível para download; oferece horário de trabalho flexível para mães com filhos de até um ano de idade; licença maternidade de seis meses e paternidade de vinte dias; auxílio-creche até os sete anos de idade, sendo de zero a quatro anos sem comprovação de matrícula (permite opção de babá); plano de saúde estendido aos dependentes; e acompanhamento diferenciado em casos de dependentes com deficiência, a ser avaliado em cada caso.

Sobre o selo

Banner: Selo Empresa Amiga da Primeira Infância

Organizado pela Procuradoria Especial da Mulher da CLDF, o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância tem entre os objetivos incentivar empresas públicas ou privadas da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno “a cumprirem a responsabilidade social de assegurar a criança o direito à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.