Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Ações Ambientais > Responsabilidade Socioambiental > Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)
conteúdo

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)

por Fernando Néto publicado 04/07/2019 17h31, última modificação 19/04/2023 17h25

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Codevasf/Sede, aprovado em 27 de agosto de 2015, por meio da Resolução nº 599/2015, foi elaborado observando os critérios e a metodologia dispostos na Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do então Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

LogoPLSO PLS é uma uma ferramenta de planejamento com objetivos, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação definidos, que permitem à Codevasf estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.

Atenta à importância da implementação do PLS e da sustentabilidade, a Codevasf constituiu duas comissões na Sede da empresa:

  • Comissão de Elaboração (Decisão nº 451/2014): elaborou o PLS da sede da empresa, de forma democrática e construtiva, com a participação direta e indireta de todos os empregados. No plano foram descritas as boas práticas de sustentabilidade já adotadas, institucionalizando e aprimorando-as, visando à sustentabilidade, bem como as que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo pela Codevasf/Sede.
  • Comissão de Implantação e Gestão (Decisão nº 1.436/2015): desde janeiro de 2016 reforça as práticas de sustentabilidade e racionaliza as já praticadas na empresa, além de implementar novas ações propostas no PLS relativas ao uso de materiais e serviços pela Codevasf/Sede, bem como ações educativas e motivacionais.

A metodologia do PLS Codevasf/Sede é composta por seis etapas, sendo que a Comissão de Elaboração seguiu as etapas 1, 2 e 3. As etapas seguintes são executadas pela Comissão de Implantação e Gestão.

Etapas PLS

O PLS Codevasf/Sede abrange ações nos temas: materiais de expediente de maneira geral, coleta seletiva de resíduos sólidos, energia elétrica, água e esgoto, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal.

Por ser uma ferramenta dinâmica, o PLS é um marco na gestão socioambiental da Codevasf, pois - ao instituir no âmbito da empresa uma mudança cultural no que diz respeito à inserção de diretrizes e critérios de sustentabilidade em seus processos, atividades e serviços - demonstra que o comprometimento com a sustentabilidade faz parte da política da Companhia, ou seja, não se restringe ao cumprimento da legislação em si, visto que tal comprometimento está explícito na missão institucional e na Política Ambiental da empresa.

Para que a Codevasf possa obter economia de recursos naturais e eficiência dos gastos institucionais, por meio da adoção do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos, foram constituídas em consonância com as ações e metas do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf/Sede, as comissões de: Gestão dos ResíduosGestora da A3P.

Documentos para download:

Nome do arquivo / Formato
Regimento Interno da Comissão de Implantação do PLS Codevasf/Sede / PDF
Relatório de Acompanhamento 2016 e Planejamento 2017 do PLS Codevasf/Sede / PDF
2º Relatório de Acompanhamento das Metas 2017-2018 / PDF
3º Relatório de Acompanhamento das Metas 2018-2019 / PDF

 

PLS nas unidades regionais

As Superintendências Regionais da Codevasf de Montes Claros (MG), Bom Jesus da Lapa (BA) e Penedo (AL) já elaboraram, aprovaram e homologaram, por meio de resoluções regionais, os respectivos PLSs, de acordo com a realidade de cada unidade. Esses planos foram publicados e encaminhados à Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (CISAP), e estão disponíveis no endereço eletrônico: http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br.

As outras unidades regionais da empresa estão em fase preliminar de constituição e formalização das Comissões de Elaboração do PLS, em consonância com a realidade local. Posteriormente, serão constituídas as Comissões de Implantação e Gestão.

Acesse:

Superintendência RegionalNome do arquivo / Formato
1ª SR - Montes Claros (MG) PLS Codevasf - 1ª Superintendência Regional / PDF
2ª SR - Bom Jesus da Lapa (BA)

PLS Codevasf - 2ª Superintendência Regional / PDF

1º Relatório do PLS  (2018) - 2ª SR da Codevasf / PDF

5ª SR - Penedo (AL) PLS Codevasf - 5ª Superintendência Regional / PDF
6ª SR - Juazeiro (BA) PLS Codevasf - 6ª Superintendência Regional / PDF