conteúdo

Ouvidoria

Se preferir, entre em contato pessoalmente:

Mais sobre Ouvidoria

O Ouvidor é o representante do cidadão junto à instituição. Cabe a ele prestar assistência aos interessados e garantir que as suas manifestações sobre os serviços realizados pela Codevasf sejam apreciadas, de forma independente e imparcial, até a sua efetiva conclusão.

O que faz

Funciona como intermediário entre o público e a empresa na defesa de direitos e interesses dos cidadãos. Para tanto, recebe, avalia e encaminha as manifestações dos interessados às áreas responsáveis pelo assunto, sempre acompanhando as providências e buscando soluções às demandas.

Atendimento telefônico

Serviço de atendimento gratuito ideal para situações em que o usuário precisa de uma resposta simples e direta. Disponível de 2ª a 6ª (exceto feriados), de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 8:30h às 12:00h  e de 13:30h às 17:00h.

Para acessar este serviço, disque: 0800 610021 ou pelos telefones :     

(61) 2028-4610 / (61) 2028-4480

Formulário eletrônico

Canal adequado para a manifestação de dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e denúncias.

Acesse a plataforma

Serviço de Acesso à informação.

Desde a publicação da Lei 12.527, de novembro de 2011, o cidadão tem à sua disposição, no sítio da Codevasf, a seção denominada Acesso à Informação, em que são publicadas, diversas informações sobre as atividades desempenhadas pela empresa.
www.acessoainformacao.gov.br/sistema/

Correspondência

Reclamações, denúncias, sugestões, solicitações ou elogios sobre os serviços prestados pela Codevasf também podem ser encaminhados por correspondência para o seguinte endereço:

Ouvidoria Codevasf
SGAN 601, Conjunto I, sala 420  Ed. Manoel Novaes
Brasília/DF - CEP: 70.830-019

A resposta da Ouvidoria poderá ser remetida nas seguintes formas:
1.    Endereço postal fornecido.
2.    Endereço de correio eletrônico (e-mail).

Atendimento presencial

O cidadão poderá agendar uma conversa pessoal com o Ouvidor da Codevasf, em Brasília. Para tanto, é necessário ligar para 0800 610021, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 8:30h às 12:00h  e de 13:30h às 17:00h.

Formulários

Esta seção reúne formulários relacionados à Lei de Acesso à Informação. Estão disponíveis os formulários de pedido de acesso à informação, recursos, reclamação e pedido de desclassificação ou reavaliação e recursos.

O pedido de acesso à informação pode ser feito, por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), mediante o preenchimento de formulário impresso. Neste caso, a entrega do formulário preenchido deve ser presencial, no endereço da Ouvidoria Codevasf - SGAN 601, Conjunto I, sala 420  Ed. Manoel Novaes Brasília/DF - CEP: 70.830-019, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 8:30h às 12:00h  e de 13:30h às 17:00h.

Os arquivos estão disponíveis em formato DOC (Microsoft Word) e em formato aberto ODT (OpenDocument.org) e podem ser baixados ao clicar na extensão desejada.

http://www.acessoainformacao.gov.br/lai-para-sic/sic-apoio-orientacoes/formularios

Caixa de Comunicação (urna)

Também poderão manifestar-se por meio da Caixa de Comunicação instalada na entrada do edifício sede, conforme endereço abaixo:


SGAN 601, Conjunto I, térreo  Ed. Manoel Novaes
Brasília/DF - CEP: 70.830-019

E-mail: ouvidoria@codevasf.gov.br

Você pode contar com a Ouvidoria Interna, para resolver questões que envolvam conflitos no ambiente do trabalho, desvios éticos ou reclamações.

Em que situações devem procurar a Ouvidoria Interna?

  • Elogios, Sugestões, Solicitações, Pedidos de Informações e Reclamações;
  • Denúncias sobre conflitos, desvios de conduta, preconceito, discriminação, abuso de poder, indícios de assédio e descumprimento de normas.

Qual o público de atendimento da Ouvidoria Interna?

  • Funcionários da ativa;
  • Estagiários;
  • Trabalhadores de empresas contratadas.

Canais de Comunicação

A Codevasf reconhece o canal de denúncia como um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle da gestão pública, incentivando seu uso de forma responsável.

Por meio deste canal, você pode apresentar denúncias sobre:

•    Fraude
•    Corrupção
•    Improbidade administrativa
•    Assédio
•    Discriminação
•    Conduta inadequada 
•    Outras irregularidades
          

Como funciona o canal de denúncia 

As denúncias que contenham elementos que permitam a apuração (fatos constatados e quem praticou o ato ilícito ou irregular) serão encaminhadas pela Ouvidoria aos órgãos competentes para apuração.

Proteção ao denunciante 

Quem está disposto a fazer uma denúncia se motiva pela confiança na manutenção do anonimato e confidencialidade das informações relatadas, dando-lhe a segurança de que não sofrerá retaliações. Há garantias em que as partes relacionadas que se propuserem a fazer denúncias não serão identificadas se assim desejarem;

O sistema e-OUV não identifica o IP do computador que originou a denúncia, dando maior segurança para quem deseja fazer relatos sem ser identificado;

Você pode entrar em contato conosco de forma anônima ou identificada, será preservado o sigilo e a confidencialidade na condução de sua demanda.

Posso fazer denúncia anônima?

Você pode fazer denúncia anônima, exceto nos casos de assédio moral ou sexual e de discriminação, em que são aceitas apenas denúncias identificadas e apresentadas pelas próprias vítimas ou por responsável legal.

Sempre que solicitado, a Ouvidoria deve garantir acesso restrito à identidade do requerente e as demais informações pessoais constantes das manifestações recebidas:

I - a Ouvidoria, de ofício ou mediante solicitação de reserva de identidade, deverá encaminhar a manifestação aos órgãos de apuração sem o nome do demandante, hipótese em que o tratamento da denúncia será idêntico ao da denúncia anônima;

II - caso indispensável à apuração dos fatos, o nome do denunciante será encaminhado ao órgão de apuração, que ficará responsável a restringir acesso à identidade do manifestante a terceiros;

III - a restrição de acesso estabelecida não se aplica caso se configure denunciação caluniosa (art. 339 do Decreto-lei nº 2.848/40 – Código Penal) ou flagrante má-fé por parte do denunciante;

IV - a restrição de acesso estabelecida encontra fundamento no art. 31 da Lei nº 12.527/11, devendo perdurar pelo prazo de 100 (cem) anos.

Como fazer a sua denúncia

Pela Internet

Clique aqui e acesse o formulário para fazer a sua denúncia. Disponível  24 horas. 

Por telefone

Ligue gratuitamente para 0800 610021 
Segunda a sexta-feira: das 8 às 17 horas

Por carta, ofício ou presencial.

Ouvidoria CODEVASF

SGAN 601, Conjunto I, sala 420 Ed. Manoel Novaes Brasília/DF CEP: 70.830-019
Brasília/DF

Neste item estão disponíveis informações sobre programas e ações da Codevasf e das atividades relacionadas à LAI.

Estas informações também estão disponíveis no Relatório de Gestão 2010. Clique aqui para obter informações referentes a indicadores e metas. Mais informações disponíveis em "os vales".

Também está disponível nesta secção as informações sobre os Pedidos de Informação registrados na Codevasf, cujo relatório está disponível para acesso aqui.

Nome do ArquivoFormato
Relatório de Gestão da Ouvidoria 2017 DOCX Download
Relatório de Gestão da Ouvidoria 2016 PDF Download
Relatório de Gestão da Ouvidoria 2015 DOCX Download
Relatório de Gestão da Ouvidoria 2014 DOCX Download