Ministério da Integração Nacional
Document Actions
Codevasf e Governo do Piauí promovem visita à Unidade de Beneficiamento de Pescado
Brasília, 5 de Abril de 2007

Editado pela Equipe da Assessoria de Comunicação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do
São Francisco e do Parnaíba.

Codevasf e Governo do Piauí promovem visita à Unidade de Beneficiamento de Pescado

A visita técnica à Unidade de Beneficiamento de Pescado em Bocaina, Piauí, reuniu diversas autoridades na última terça-feira, dia 3. A ação fez parte da Festa do Peixe realizada pelo Governo do Estado em conjunto com a Codevasf, a Prefeitura de Bocaina, e a Cooperativa Aqüícola Regional de Picos (COAP). Para o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, Bocaina é o grande exemplo em piscicultura, onde estão sendo implantados projetos que não comprometem o meio ambiente. "Esse é um case de sucesso para toda região, com um nível de organização muito bom. O município se tornou um centro de referência do pescado para os vales do Parnaíba e do São Francisco", afirma o presidente.

O governador do Piauí, Wellington Dias, lembrou da importância das parcerias com a Codevasf, o Sebrae, a COAP e a prefeitura de Bocaina para o sucesso do projeto. "Essa forma integrada de atuação aliada à força dos que trabalham com o peixe, que nos permite passar de 35 toneladas de produção inicial para as 450 toneladas por ano", afirmou o governador.

Para o prefeito de Bocaina, Francisco Macedo, as parcerias também são de grande validade e reafirmou a importância da geração de renda para a região. "A unidade irá atrair novos investimentos e já incentivou a abertura de outras três novas associações de piscicultura, que irão instalar mais 600 tanques-redes", afirmou o prefeito.

Durante a visita, a engenheira de pesca da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, Janleide Costa, apresentou aos convidados os detalhes da obra. "Essa Unidade materializa a missão da Codevasf de gerar emprego e renda, inclusão social, eliminar a fome e a miséria, melhorando a qualidade de vida das comunidades", concluiu Janleide.

Investimentos
A Codevasf investiu cerca de R$ 20,2 milhões nos Arranjos Produtivos Locais do Piauí nos últimos quatro anos, seguindo a meta de capacitar e mobilizar os empreendedores para que cresçam, se organizem e saibam gerenciar os negócios de cada arranjo. Desse montante, o setor de piscicultura ficou com 31%, destinados ao fortalecimento da base produtiva, a implantação de sete projetos de piscicultura em tanques-redes, viveiros de terra, ensino e pesquisa.

Para a construção da Unidade, com capacidade instalada de beneficiamento de 2.000kg de matéria-prima por dia, foram investidos mais de R$ 839 mil. O valor inclui túnel de congelamento, câmara de estocagem e espera, fábrica de gelo, lavador para pescado, mesa com calhas, estante para congelamento, carro para transporte, lavadora a jato de pressão e balança de plataforma, além dos custos com o plano de controle ambiental.

___________________________________________________________________________________


MBA BRASÍLIA
A segunda turma de servidores da administração central da Codevasf concluiu o MBA em Gestão Pública – Desenvolvimento e Economia Regional. Ao todo foram 38 concludentes. O encerramento foi marcado pela solenidade de entrega de certificados. O curso foi ministrado por meio de convênio entre a Codevasf e FUNDACE (Fundação para a Pesquisa e o Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), ligada à FEA/USP (Núcleo Ribeirão Preto).


UNIVASF
A região de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria e Guanambi (BA) terá um campus universitário. Um relatório de viabilização da instalação do campus universitário da Univasf foi entregue ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Manuel Palácios. Na reunião, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, José Weber, o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX/UFBA), Osvaldo Barreto, entre outras autoridades. Na reunião, o reitor afirmou que tem intenção de expandir o campus universitário para a região do Médio São Francisco baiano, mais precisamente para a região de Bom Jesus da Lapa.



Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado no Boletim Acontece na Codevasf da CODEVASF. Para cancelar o envio, favor digitar "CANCELAR" no assunto do e-mail, Clique aqui
Copyright 2004 CODEVASF. Todos os direitos reservados.

atualizado em 23/04/2007 10:48