Brasília, 30 de Maio de 2008

Editado pela Equipe da Assessoria de Comunicação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do
São Francisco e do Parnaíba.

Codevasf implanta unidades apícolas em Sergipe

A Codevasf, juntamente com a Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, implantou três unidades de processamento apícola no alto sertão sergipano.

As unidades apícolas foram inauguradas, no dia 29, nos municípios de Monte Alegre de Sergipe e Porto da Folha. Elas já estão equipadas com centrífugas, decantadores e mesa desoperculadoras, e contam com instalações elétricas e hidráulicas, numa área útil 24 metros quadrados. A implantação dessas unidades vai garantir que mais de 100 apicultores possam processar o seu mel dentro de um ambiente adequado, livre de contaminações. Outra vantagem é que caso a comunidade não atenda os padrões do programa de APL ele pode ser retirado e implementando em outra comunidade, conferindo assim a metodologia uma dinâmica sem procedente, potencializando de fato a apicultura regional.

Um das grandes dificuldades da cadeia produtiva é manter um padrão de qualidade nos produtos gerados. No caso do mel, essa qualidade passa principalmente pela forma com que o mel e outros produtos da colméia são beneficados. No Baixo São Francisco Sergipano, um dos grandes problemas é o processamento nas comunidades rurais. Devido a inexistência de casas de mel na região, muitos apicultores acabam processando de forma indevida e em locais inadequados. A ação acaba contaminando o produto apícola e conferindo a ele um padrão de qualidade baixo. Outro fato importante é que as casas de mel da região não têm o Selo de Inspeção, aspecto que inviabiliza a comercialização em locais como mercados, padarias, farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais. A Codevasf esse ano vai investir mais de R$ 50 mil para viabilizar a obtenção dos selos de inspeção sanitária.




Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado no Boletim Acontece na Codevasf da CODEVASF. Para cancelar o envio, favor digitar "CANCELAR" no assunto do e-mail, Clique aqui
Copyright 2004 CODEVASF. Todos os direitos reservados.