21/02/2018 10:20 - Codevasf estrutura instituição filantrópica para capacitação de jovens no Norte de Minas Gerais

Com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Associação Jaibense de Apoio ao Menor – AJAM, em Jaíba (MG), está melhor estruturada para desenvolver seu trabalho filantrópico no município. Com recursos oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à empresa por meio de emendas parlamentares, foram adquiridos maquinários, veículo e outros equipamentos que estão ajudando as ações de capacitação e outras atividades realizadas no local. A AJAM é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, responsável pelo Projeto Vida que atende cerca de 300 crianças, de 06 a 15 anos, em condições familiares de vulnerabilidade social.

20/02/2018 15:30 - Inscrições para o Seminário Solo e Água 2018 e V Workshop Internacional de Irrigação terminam na quinta-feira (22)

Encerram-se, na quinta-feira (22), as inscrições para o “III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”. O evento, que acontece de 13 a 16 de março em Brasília (DF), é promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).

20/02/2018 08:10 - Codevasf emite ordem de serviço para projeto de sistema de abastecimento de água do perímetro Formoso (BA)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu ordem de serviço para que tenha início a elaboração do projeto básico de engenharia do sistema de abastecimento de água que irá atender com água tratada a população do projeto público de irrigação Formoso, situado no município de Bom Jesus da Lapa (BA) – sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

14/02/2018 17:00 - Codevasf prorroga inscrições para seleção de interessados em lotes do Projeto de Irrigação Pontal (PE)

Os interessados em ocupar lotes familiares ou empresariais do Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE), terão mais tempo para realizar inscrições no processo de seleção promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Agricultores que pretendem produzir nas unidades familiares do projeto agora poderão inscrever-se até o dia 2 de março (a data anterior era 11 de fevereiro). Aqueles que almejam participar da seleção para compra de unidades empresariais, por sua vez, poderão fazer a entrega da documentação e das propostas financeiras em 21 de março (a data anterior era 19 de fevereiro). A Codevasf alterou as datas tendo em vista o elevado número de agricultores e empreendedores interessados no projeto.

08/02/2018 17:00 - Centros de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf produziram 154 milhões de peixes desde 2007

O mais recente balanço de atividades da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de piscicultura e aquicultura informa que 154,2 milhões de alevinos – filhotes de peixes – foram produzidos pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa desde 2007. Desses, 70,9 milhões eram de espécies nativas da bacia do rio São Francisco – como piau, xira, matrinxã, pacamã e pirá –, e foram usados em 758 ações de recomposição da fauna da bacia (peixamentos). O restante da produção – 83,3 milhões – fomentou criações comerciais, impulsionou a atividade produtiva e proporcionou aumento da renda familiar de pequenos produtores.

06/02/2018 10:00 - Codevasf promove peixamento em Petrolina (PE) durante reunião com pescadores da região sobre a piracema

Cerca de 15 mil alevinos das espécies piau verdadeiro e pacamã foram introduzidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no São Francisco, em um trecho do rio na altura do Projeto de Irrigação Bebedouro, em Petrolina (PE). O evento fez parte de uma reunião promovida pela empresa por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro Codevasf (3ª/CIB) sobre a conscientização dos pescadores a respeito do período da piracema.

06/02/2018 09:00 - Codevasf inaugura sistema simplificado de abastecimento de água em Matões do Norte (MA)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) para amenizar o problema de escassez de água em comunidades rurais do Maranhão. Desta vez, cerca de 30 famílias do Povoado Lagoa, no município de Matões do Norte, foram beneficiadas com a instalação de um poço tubular, casa de bomba, reservatório e ligações domiciliares.

02/02/2018 15:00 - Elmo Nascimento toma posse como superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA)

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, empossou nesta sexta-feira (2), Elmo Aluízio Vieira Nascimento como superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA). A solenidade ocorreu no auditório da 6ª Superintendência Regional, com a presença de lideranças políticas da região, além dos empregados da empresa.

02/02/2018 08:00 - Prazo para contribuir em audiência relacionada ao Projeto de Integração do São Francisco encerra-se nesta sexta (2)

Termina nesta sexta-feira (2) a audiência pública não presencial promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o objetivo de receber contribuições e subsídios para a elaboração de dois documentos relacionados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com a Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf): o Manual de Contabilidade e o Manual de Procedimentos para Gestão de Ativos Imobilizados. As contribuições podem ser feitas por qualquer cidadão no Portal de Audiência Pública da ANA.

01/02/2018 11:00 - Codevasf prorroga inscrições para o Seminário Solo e Água 2018 e V Workshop Internacional de Irrigação

As inscrições para o “III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas” foram prorrogadas até o dia 22 de fevereiro. O evento, que acontece de 13 a 16 de março de 2018, é promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).

31/01/2018 10:45 - Codevasf beneficia comunidades rurais no Maranhão com acesso à água e casas de farinha

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) amplia o acesso à água em áreas rurais do Maranhão, além de estruturar famílias com a instalação de casas de farinha. Neste início de 2018, o superintendente regional da Codevasf, Jones Braga, autorizou o início das obras de implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água - SSAA em quatro povoados localizados nos municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Roque, Barra do Corda e São Domingos do Maranhão.

29/01/2018 12:00 - Codevasf realiza peixamento durante festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou mais de 100 mil alevinos de peixes nativos no rio São Francisco durante a celebração dos festejos de Bom Jesus do Navegantes no município de Propriá (SE). Nessa ação, foram utilizados alevinos de curimatã, piau e matrinxã. O evento foi realizado no último domingo (28).

26/01/2018 10:00 - Codevasf beneficia comunidades rurais com poços tubulares no semiárido da Bahia

Comunidades rurais de 10 municípios do Médio São Francisco baiano terão o acesso a água facilitado com a perfuração e instalação de 30 poços tubulares. Os municípios estão na área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro (BA). O investimento na ação ultrapassa R$ 645 mil. O contrato com a empresa responsável pelas obras já foi assinado.

25/01/2018 10:00 - Codevasf investe recursos do Orçamento Geral da União no Norte de Minas

Os recursos do Orçamento Geral da União repassados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio de emendas parlamentares têm sido uma importante fonte de investimentos no Norte de Minas. Os dados da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Montes Claros (MG), revelam que o aporte desses recursos tem aumentado. Em 2017, foram mais de R$ 33 milhões destinados à empresa por 29 parlamentares.

25/01/2018 09:00 - Ações da Codevasf no norte baiano incentivam o desenvolvimento regional

Ao longo de 2017, as ações realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na área de abrangência da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), no norte da Bahia, contribuíram para melhorar a qualidade de vida da população que vive na região. Dentre os investimentos destacam-se as ações de revitalização da bacia do rio São Francisco, implantação de sistemas de abastecimento de água e apoio à produção e aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).