05/06/2018 12:00 - Dia Mundial do Meio Ambiente: ações da Codevasf promovem proteção e revitalização de recursos hídricos

As ações de preservação e revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba são os principais focos da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área ambiental. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), ao longo dos próximos dias, a empresa irá apoiar e promover ações para conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza, principalmente os recursos hídricos.

04/06/2018 11:15 - Peixamentos reforçam estoque de pescado no Médio São Francisco Baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura localizado em Xique-Xique (2ª/CIX), até o momento, realizou cinco peixamentos no primeiro semestre do ano, beneficiando comunidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Xique-Xique, com o incremento de mais de 130 mil alevinos de espécies nativas em lagoas marginais do Médio São Francisco baiano.

01/06/2018 16:00 - Codevasf realiza peixamentos com 30 mil alevinos na zona rural de Japoatã (SE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inseriu 30 mil alevinos de espécies nativas em peixamentos realizados nos riachos Nossa Senhora do Desterro e Roncaria, na zona rural do município de Japoatã (SE). A ação teve por objetivo recompor estoques pesqueiros e, assim, contribuir para o incremento da oferta de alimentos à população local e para o equilíbrio ecológico da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

31/05/2018 08:00 - Codevasf sobe para Nível 2 no Indicador de Governança das empresas estatais

A Codevasf recebeu em maio o certificado de Nível 2 do IG-Sest – o Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). No resultado deste segundo ciclo de certificação, a nota da Companhia subiu de 2,44 (Nível 4) para 5,3 (Nível 2) – uma melhora de 117% na performance de governança.

30/05/2018 10:30 - Codevasf autoriza início da elaboração de projeto básico do Canal do Xingó

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou a execução do serviço de elaboração do projeto básico da primeira etapa do Canal do Xingó. A ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada na manhã desta quarta-feira (30) pelo presidente da Codevasf, Avelino Neiva, que cumpre agenda de trabalho em Sergipe ao lado do superintendente regional, César Mandarino. A solenidade foi realizada na sede superintendência da Codevasf em Aracaju.

29/05/2018 10:30 - Ações da Codevasf foram destaque na 6ª edição da Expoeiras

Uma mostra das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi exposta na sexta edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras - Expoeiras, realizada de 25 a 27 de maio no município de Oeiras (PI), a 280 km de Teresina. Foram destaque no estande da empresa os investimentos na região, que vão desde obras de esgotamento sanitário a implantação de kits de irrigação.

25/05/2018 14:50 - Codevasf inaugura Estação de Tratamento de Esgoto no município de Arcos (MG)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou nesta sexta-feira (25) uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Arcos (MG), município situado na região do Alto São Francisco. A obra recebeu investimentos federais de R$ 17,5 milhões e integra o conjunto de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ETE e o sistema de coleta de esgoto associado a ela beneficiarão 35 mil pessoas e contribuirão para a despoluição do córrego Arcos. Participaram da solenidade de inauguração da estação o presidente da Codevasf, Avelino Neiva; o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues; e o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, entre outras autoridades.

24/05/2018 10:00 - 1ª Feira Regional do Mel em Januária (MG) reunirá apicultores e especialistas do setor

“A apicultura pode ser considerada como um dos melhores e mais relevantes investimentos de caráter social e gerador de renda no município de Januária, onde o índice de desemprego na zona rural é muito grande”. Com essa afirmação, a presidente da Associação Rural Apícola de Januária (Arajan), Luciana Patrícia Américo, explica o que impulsionou a realização da 1ª Feira Regional do Mel, que ocorrerá em Januária (MG), na próxima sexta-feira (25).

23/05/2018 14:20 - Para otimizar operação do PISF, Codevasf propõe medidas para redução de custos de energia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – operadora federal do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) – tem apresentado a órgãos e autoridades federais e estaduais propostas para a aquisição da energia elétrica necessária à operação do Projeto a preços que o aproximem da sustentabilidade econômica – a energia usada no bombeamento da água é o principal insumo do empreendimento.

22/05/2018 10:00 - Dia do Apicultor: Codevasf investe na estruturação da atividade e capacitação de produtores

A arte ou técnica de criar abelhas para extrair mel e outros produtos, como pólen e própolis, é uma grande opção para a agricultura familiar. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apoia a apicultura na sua área de atuação, proporcionando aumento na renda de centenas de famílias. Esses profissionais - homenageados nesta terça-feira (22), no Dia Nacional do Apicultor - têm recebido da Codevasf investimentos para estruturação das suas atividades, com equipamentos e utensílios, e também para capacitação. Os esforços da empresa são para garantir produtos apícolas de qualidade.

15/05/2018 15:30 - Codevasf emite ordem de serviço para execução de obras no Projeto de Irrigação Pontal, em Petrolina (PE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu ordem de serviço para a execução de obras e serviços de engenharia no Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE) – os investimentos são de R$ 30,5 milhões. Serão implantados em áreas do projeto 10 reservatórios, 16 estações de pressurização, 17 quilômetros de estradas de acesso, 136 quilômetros de drenos e mais de 70 mil metros de redes de distribuição de água pressurizada. A ordem de serviço foi emitida na última sexta-feira (11); o prazo de execução é de 720 dias.

14/05/2018 17:00 - Congresso sobre desafios da apicultura no Brasil terá participação da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, de 16 a 19 de maio, no Centro de Convenções Expoville, em Joinville (SC), do Conbrapi – XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O tema será “Polinização, tecnologias, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil”.

10/05/2018 17:00 - Codevasf inicia testes em adutora que beneficiará mais de 40 mil pessoas no norte da Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou nesta semana uma série de testes no Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Campo Alegre de Lourdes, situado na região norte do estado da Bahia. O sistema beneficiará a sede de Campo Alegre de Lourdes e 71 comunidades rurais desse município e de Pilão Arcado. A estrutura é composta por sistema adutor principal, estrutura da captação flutuante, estação de tratamento de água, subsistemas e adutora de água bruta e tratada, com extensão total de 153 quilômetros. Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas quando as obras estiverem concluídas e a estrutura for entregue à operadora do sistema.

08/05/2018 17:00 - ANA recebe sugestões para resolução que estabelecerá indicadores de avaliação da adução de água para o PISF

A Agência Nacional de Águas (ANA) receberá até 2 de julho sugestões para a elaboração da resolução que estabelecerá indicadores de avaliação para o serviço de adução de água bruta no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A prestação do serviço ocorrerá sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – Operadora Federal do Projeto.

03/05/2018 12:15 - Codevasf apoia beneficiamento de frutos do cerrado no Norte de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem apoiado a atividade de mais de 360 famílias de pequenos produtores rurais no Norte de Minas voltada ao aproveitamento de frutos do cerrado.