Document Actions
Codevasf publica novas edições dos manuais de criação de peixes

Codevasf publica novas edições dos manuais de criação de peixes

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou novas edições dos manuais “Criação de peixes em tanques-rede” e “Criação de peixes em viveiros”. O objetivo é oferecer uma fonte de consulta técnica atualizada ao público beneficiário, especialmente pequenos e médios produtores, pescadores artesanais, técnicos extensionistas, estudantes e professores. No total, estão disponíveis 14 mil exemplares impressos.

As publicações possuem linguagem simples, mas tecnicamente qualificada e explicativa das diversas etapas da piscicultura nos dois sistemas de produção. Entre os assuntos abordados  estão: elaboração de projetos, construção da infraestrutura, legalização do empreendimento, qualidade da água, manejo produtivo, principais espécies de peixes, doenças e linhas de créditos.

“Esses manuais são importantes para difusão da piscicultura, pois abordam duas das principais técnicas usadas pela atividade na atualidade, que são a criação de peixes em tanques-rede e a criação de peixes em viveiros. Além dessa importância, que por vezes ultrapassa fronteiras da área de atuação da Codevasf, eles servem como material didático nas capacitações realizadas pela empresa”, afirma o engenheiro de pesca e chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Hermano Santos.

A distribuição dos exemplares impressos é gratuita. Os interessados podem enviar a solicitação, com os dados do destinatário, pelo telefone (61) 2028-4679 ou enviar carta/ofício para a Gerência de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no endereço SGAN 601, Módulo I, Edifício Dep. Manoel Novaes, sala 306, Brasília/DF, CEP: 70830-019.

Capa_Manual_Criação de Peixes em ViveirosO download gratuito da versão digital de cada manual está disponível no site da Codevasf, no menu Publicações.

Além disso, os manuais de “Criação de peixes em tanques-rede” e “Criação de peixes em viveiros” serão distribuídos em cursos, palestras e eventos voltados ao desenvolvimento da aquicultura realizados ou apoiados pela Codevasf, inclusive em ações das Superintendências Regionais e dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia.

Considerando os dois manuais, já foram distribuídos em todo o Brasil mais de 65 mil exemplares impressos pela Codevasf e pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura – hoje Secretaria da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

atualizado em 20/05/2019 17:13