Document Actions
Peixamentos encerram agenda da Codevasf na Semana do Meio Ambiente em Sergipe

Peixamentos encerram agenda da Codevasf na Semana do Meio Ambiente em Sergipe

Ações de repovoamento na porção sergipana da bacia já inseriram 1,75 milhão de alevinos somente neste ano

Nessa sexta-feira (9), a Codevasf realizou dois peixamentos no município de Cedro de São João. Atendendo a uma solicitação da prefeitura local, foram inseridos 150 mil alevinos de espécies nativas nas lagoas Salomé e Algodão. Com os peixamentos, chega a 1,75 milhão o número de alevinos lançados na bacia do rio São Francisco em ações de repovoamento promovidas pela Codevasf em Sergipe neste ano.

A ação teve a participação do superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, e do prefeito de Cedro de São João, Neudo Alves, e encerrou as atividades promovidas pela Companhia para celebrar a Semana do Meio Ambiente.

A inserção de alevinos das espécies curimatã, tambaqui e tilápia deve contribuir para a revitalização das lagoas de Cedro de São João e garantir uma fonte de alimento para as famílias do município. A ação teve o apoio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB).

Participaram da ação o gerente regional de Revitalização, Oscálmi Porto; o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Ascânio Ferrario; o chefe da Unidade Regional de Serviços Auxiliares, Sérgio Góis; o chefe do Centro Integrado de Betume, Paulo Passos; e o chefe do Escritório de Apoio Técnico de Propriá, Newton Humberto, além de técnicos da Codevasf, vereadores e secretários municipais de Cedro de São João.

Japaratuba e Propriá

Na quinta-feira (8), foi realizada uma extensa programação em Japaratuba. O dia foi marcado pela realização de caminhada ecológica, plantio de mudas em praças, recuperação de uma área de nascente e palestras educativas com alunos da rede pública de ensino. A iniciativa, coordenada peloSemana do Meio Ambiente (SE) chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente, Sérgio Hughes, teve a parceria da prefeitura de Japaratuba.

“Essas atividades são muito importantes porque têm a participação efetiva da sociedade, que se sente parte das ações da Codevasf para a preservação do meio ambiente e revitalização do rio São Francisco. São iniciativas que têm um significado muito especial e que trazem reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Codevasf no estado de Sergipe”, afirmou Sérgio Hughes.

As atividades da Semana de Meio Ambiente foram iniciadas no sábado (3), no município de Propriá. A Codevasf foi uma das instituições parceiras da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para celebrar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Na ocasião, a Codevasf fez uma doação de mudas que foram plantadas na margem do rio, e também realizou um peixamento no leito do Velho Chico.

Veja fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157684761637646

atualizado em 12/06/2017 12:22