Document Actions
Presidente da Codevasf discute ações de convivência com a seca com prefeitos do Norte de Minas

Presidente da Codevasf discute ações de convivência com a seca com prefeitos do Norte de Minas

Retomada de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, no âmbito do Plano Novo Chico, foi destacada durante a reunião em Brasília

Preservação e revitalização da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, acesso à água e segurança hídrica foram os principais assuntos discutidos entre a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, e uma comitiva de políticos que incluiu o deputado estadual Gil Pereira e prefeitos de nove municípios do Norte de Minas Gerais, nessa quinta-feira (09), na sede da Codevasf, em Brasília.

Os diretores das áreas de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra, e de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz, mais o gerente de Empreendimentos Socioambientais, Fabrício Líbano, também participaram do encontro.

A Codevasf investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 122 milhões em ações voltadas para revitalizar a bacia Hidrográfica do São Francisco. O rol de obras inclui construção de sistemas de esgotamento sanitário, ligações intradomiciliares, controle de processos erosivos e tratamento de resíduos sólidos. As ações beneficiaram mais de 190,6 mil pessoas residentes em municípios situados na área de atuação da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Montes Claros.

“A Codevasf é uma empresa executora de obras e que precisa do apoio dos parlamentares na alocação de recursos para realização de ações que garantam a revitalização, a segurança hídrica e o acesso à água em comunidades rurais situadas em sua área de atuação”, destacou a presidente da Codevasf.

A presidente da Codevasf também informou aos prefeitos que a empresa está elaborando uma ação - que poderá ser executada em parceria com as prefeituras -, cujo alvo é a educação ambiental e a sensibilização da população para a necessidade de preservação ambiental da bacia do São Francisco.

“É uma trabalho que demanda a participação de toda a sociedade, e pode ser feito dentro das escolas ou com gestores públicos, associações e cooperativas, visando orientá-los para a importância da realização de pequenas ações com o objetivo de recuperar a bacia hidrográfica - como a recuperação e proteção de nascentes, a construção de barraginhas, curvas de nível e barragens e o cercamento de nascentes”, explicou a presidente da Codevasf, que também se comprometeu a levar as principais demandas emergenciais das prefeituras para conhecimento e avaliação da equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

Novo Chico

“Viemos agradecer o apoio da presidente da Codevasf pelo apoio ao avanço do projeto da Barragem Jequitaí, como também destacar a importância da execução de obras de revitalização para garantir água para população desses municípios. Com o apoio e a credibilidade da Codevasf, precisamos seguir em frente na luta pela preservação do São Francisco”, ressaltou o deputado estadual Gil Pereira.

O diretor da área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra, explicou que as obras e ações de revitalização na bacia do São Francisco estão sendo reforçadas no âmbito do Plano Novo Chico, lançado em agosto do ano passado pelo presidente MichelnOVO cHICO Temer.

“A visita dos prefeitos demonstra que vocês confiam no nosso trabalho. É importante somar esforços para que possamos realizar ações voltadas para o reabastecimento do São Francisco”, destaca o diretor. “Nosso foco agora é concluir as obras que estão em andamento e retomar as que foram excluídas, a exemplo do esgotamento sanitário de Bocaiúva e Ponto Chique, que já faz parte do planejamento de ações previstas no Novo Chico”, apontou o diretor.

Inaldo Guerra também informou que as prefeituras interessadas na realização de parcerias voltadas ao repovoamento da ictiofauna da bacia do São Francisco devem procurar a Superintendência Regional da empresa para apresentação de suas demandas.

Somar esforços

Participaram do encontro os prefeitos de Buritizeiro, Anderson Braga; de São Francisco, Evanilson Aparecido; de Monte Azul, Alexandre Augusto; de São Romão, Marcelo Meireles; de São João da Lagoa, Carlos Dias; de Bocaiúva, Marisa Alves; de Pirapora, Marcela Braga, de Janaúba, Carlos Isaildon, e de Coração de Jesus, Robson Dias.

Também acompanharam a reunião o secretário-executivo da área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Valdiney Bizerra, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Ronaldo Dias, o vice-prefeito de Pirapora, Orlando Pereira de Lima, o diretor do Serviço Municipal de Saneamento Básico de Pirapora, Esmeraldo Pereira, vereadores, secretários municipais das prefeituras e assessores da Codevasf.

“Nosso município possui inúmeros problemas que se alastram com a estiagem prolongada que estamos vivenciando. Esperamos contar com o apoio da Codevasf, dos nossos parlamentares e de todos prefeitos que estão aqui conosco em Brasília”, disse Marcelo Meireles, prefeito de São Romão. “Nosso objetivo é somar esforços para revitalizar o rio e fazer com que ele leve mais riqueza para todos os municípios e para todos os que vivem às suas margens”, ressaltou o prefeito de Buritizeiro, Anderson Braga.

Ouça os depoimentos citados na matéria: https://soundcloud.com/codevasf/sets/codevasf-discute-acoes-com-prefeitos-de-minas-gerais


Fotos estão disponíveis em nosso Flickr: https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157676600508483


atualizado em 10/02/2017 10:56