Document Actions
Peixamento da Codevasf repovoa um dos maiores açudes de Alagoas

Peixamento da Codevasf repovoa um dos maiores açudes de Alagoas

O açude do Dnocs em Jaramataia (AL), um dos maiores do estado e fonte de renda para centenas de famílias, ganhou mais vida nesta sexta-feira (1º), com peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com cerca de 120 mil peixes juvenis das espécies matrinxã, xira, piaba e pacamã. O repovoamento ocorre por meio de parceria entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Jaramataia, logo após o volume de água do açude aumentar em razão das fortes chuvas que caíram na região em junho e julho deste ano; antes disso, o reservatório chegou a atingir apenas 5% de sua capacidade de armazenamento.

De acordo com o prefeito de Jaramataia, Jeferson Barreto, o açude é fonte de renda para centenas de famílias que sobrevivem da pesca e da criação de peixes – por isso foi encaminhado à Codevasf o pedido de peixamento.

“O peixamento é uma ação muito importante para Jaramataia, pois será fonte de renda e trabalho para as famílias do município que depende do pescado. Para se ter uma ideia da importância social desse açude, as atividades desenvolvidas com ele representam cerca de 25% da economia local do município. São cerca de 300 famílias que integram uma associação, que trabalham no açude e serão diretamente beneficiadas – fora os empregos indiretos e a movimentação da economia local”, afirmou o prefeito.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, representou a companhia no peixamento e destacou a importância das ações de repovoamento realizadas pela Codevasf em açudes públicos e comunitários, em afluentes e rios de Alagoas.

acude“Os repovoamentos realizados pela Codevasf integram as ações de revitalização executadas pela companhia, uma revitalização não somente ambiental, no sentido de repovoar um recurso hídrico, mas também uma revitalização social e econômica, que permite a utilização sustentável dos recursos naturais para a geração de trabalho e renda. Aqui em Jaramataia não é diferente. Um dos maiores açudes de Alagoas, após um período difícil, volta a ter água e pescado para segurança alimentar de centenas de famílias e movimentação da economia local”, declarou Antônio Nélson de Azevedo.

O peixamento movimentou a região do açude. Pescadores artesanais, piscicultores familiares, autoridades, como o senador Benedito de Lira, secretários municipais, vereadores, e a população em geral compareceram ao local do evento para comemorar o repovoamento e o retorno do pescado.

Os peixes juvenis utilizados no repovoamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro científico e tecnológico da Codevasf localizado no município de Porto Real do Colégio (AL).

“A Codevasf produz alevinos e desenvolve pesquisas de ponta na área de recursos pesqueiros e aquicultura, por meio de seus seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Os benefícios desse investimento ficam claros nessa ação dos peixamentos, onde além do meio ambiente, a população local sai ganhando. Então é uma iniciativa de governo que tem como beneficiário o cidadão e sua família, melhorando a qualidade de vida e protegendo o meio ambiente”, afirma o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra.

Açude do Dnocs em Jaramataia

Com obras concluídas em 1967, o açude do Dnocs em Jaramataia é um dos maiores do estado de Alagoas, e, como o nome indica, foi implantado no município pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. O reservatório possui capacidade para armazenar cerca de 19 milhões de metros cúbicos de água, que é represada do riacho Sertão, afluente do rio Traipu.

Fonte de água e de alimento para centenas de famílias do município, em suas águas são desenvolvidas atividades de pesca e piscicultura. O açude também é ponto de captação de água para abastecimento de famílias do semiárido alagoano.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157689840524674


atualizado em 04/12/2017 11:12