Document Actions
Peixamento com 60 mil alevinos marca início das ações da Codevasf no Vaza-Barris

Peixamento com 60 mil alevinos marca início das ações da Codevasf no Vaza-Barris

Mais de 60 mil alevinos foram lançados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Barragem Cajaíba, no município de Itabaiana. Essa é a primeira ação realizada pela empresa em sua nova área de atuação, o vale do rio Vaza-Barris. O ato teve a participação do superintendente regional da Codevasf, César Mandarino e do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Em 2017, a Codevasf já produziu mais de 2,5 milhões de alevinos, utilizados em ações de repovoamento no rio São Francisco e em açudes, além de apoio para a aquicultura familiar. Até o momento, 15 municípios sergipanos já foram beneficiados com essas ações ao longo do ano.

Participaram da ação os senadores da República Eduardo Amorim e Antônio Carlos Valadares, o deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso Nacional, o ex-deputado federal José Carlos Machado, o prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas, o presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, José Teles de Mendonça, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.

A inclusão da bacia do Vaza-Barris na área de atuação da Codevasf se deu no dia 18 de setembro deste ano, data em que foi sancionada a Lei 13.487/2017. Com a ampliação, 13 municípios sergipanos passaram a fazer parte da área de atuação da Codevasf, beneficiando aproximadamente 460 mil pessoas.

Também participaram do peixamento em Itabaiana o chefe do Centro Integrado de Betume, Paulo Passos, o assessor do superintendente regional, Walter Uchôa, o chefe da Unidade Regional de Serviços Auxiliares, Sérgio Góis, os analistas em Desenvolvimento Regional Alexandre Delgado e Anilvison Cavalcante, entre outros técnicos da empresa.

Vaza Barris

A bacia do rio Vaza-Barris faz limites com a bacia do rio São Francisco (norte e oeste) e com a bacia do rio Itapicuru (sul). No estado de Sergipe, o rio entra dividindo os municípios de Simão Dias e Pinhão, atravessa o estado e deságua no Oceano Atlântico, formando um amplo estuário, próximo ao povoado Mosqueiro, separando os municípios de Aracaju e Itaporanga d’Ajuda.

Veja fotos no perfil da Codevasf no flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157688433245201

atualizado em 13/11/2017 17:43