Document Actions
Obras no projeto Gorutuba beneficiam produtores no Norte de Minas

Obras no projeto Gorutuba beneficiam produtores no Norte de Minas

A modernização do Projeto Público de Irrigação Gorutuba, em Nova Porteirinha (MG), vai beneficiar os produtores rurais com a economia de água e a redução nos custos de manutenção da infraestrutura de uso comum do perímetro. A ordem para o início desta fase das obras foi assinada nesta segunda-feira (30) pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, durante agenda no Norte de Minas.

O investimento de R$ 50 milhões do governo federal, por meio da Codevasf, tem como objetivo a substituição dos canais abertos por sistema de tubulação. Ao todo, serão substituídos cerca de 56 quilômetros de canais. “Nós assinamos hoje a esperança dos irrigantes do Projeto Gorutuba. Com as intervenções, eles passarão a trabalhar com um sistema de irrigação mais moderno, que preserva o suprimento hídrico e vai melhorar a eficiência na condução e distribuição de água. O propósito das obras é promover sustentabilidade ambiental e econômica desse projeto de sucesso, implantado há quase 40 anos pela Codevasf, que gera riqueza e mantém milhares de postos de trabalho na região”, destacou Avelino Neiva.

“Essa obra é um anseio dos cerca de 460 produtores do projeto, a maioria agricultores familiares. Ela vai possibilitar a utilização de 100% da água da barragem para irrigação. Essa substituição vai diminuir a perda de água no Gorutuba”, explicou o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.

VisitaAvelinoGorutubaO Projeto Gorutuba possui 4,7 mil hectares de área irrigada e exerce forte influência na economia agrícola regional, gerando cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos. O principal cultivo dos produtores é a banana (prata e nanica), que corresponde a 70% da área plantada. A uva já ocupa lugar de destaque e representa o segundo principal cultivo. “O projeto é de suma importância para o desenvolvimento da nossa região. Desde que cheguei aqui, vivo da cultura da uva. Por isso, estamos muito felizes com a liberação desses recursos”, afirmou o produtor Jânio Reus Felipe.

Segundo dados da Área de Empreendimento de Irrigação da Codevasf, em 2016, valor bruto da produção atingiu R$ 88,6 milhões, com 44,4 mil toneladas produzidas. “Com essa obra nós estamos garantindo a continuidade da produção dos irrigantes, como também o uso racional e adequado e mais eficiente da água na irrigação do projeto”, ressaltou o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado.

O presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Gorutuba, Gustavo Lage, que também é produtor de frutas na região, principalmente a banana, disse que a obra vai garantir a sustentabilidade do projeto. “Vamos manter o uso racional da água, a eficiência na distribuição será maior e com isso vamos ter uma perda menor”, concluiu.

Também participaram da solenidade os assessores da Presidência da Codevasf Guilherme Almeida, Athadeu Ferreira e Allan Vinícius Barbosa; o chefe de gabinete da Superintendência Regional em Minas, Fernando Britto; os deputados federais Saraiva Felipe, Rodrigo de Castro e Raquel Muniz; prefeitos; vereadores; lideranças comunitárias e produtores rurais da região, além de técnicos da empresa.

Na sequência da agenda, o presidente da Companhia, Avelino Neiva, visitou a barragem do Bico da Pedra, que abastece o projeto de irrigação, e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Gorutuba.

VisitaAvelinoJaibaNo período da tarde, Avelino Neiva esteve no Projeto Jaíba, onde reuniu-se com produtores do distrito de irrigação do Jaíba I e II. O presidente da Codevasf ainda entregou equipamentos agrícolas que serão usados nos serviços de operação e manutenção do distrito.

Nesta terça-feira (31), o presidente da Codevasf vai vistoriar o local da obra e os escritórios das empresas contratadas para execução da regularização fundiária e ambiental do Projeto Hidroagrícola Jequitaí.

Mais informações sobre os projetos públicos de irrigação da Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/perimetros-irrigados/elenco-de-projetos

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157688590729844

atualizado em 30/10/2017 17:42