Document Actions
Municípios de Alagoas recebem investimentos da Codevasf para estruturação do sistema de coleta de lixo

Municípios de Alagoas recebem investimentos da Codevasf para estruturação do sistema de coleta de lixo

Até o final do ano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai reforçar o sistema de coleta de resíduos sólidos de 50 municípios alagoanos com caminhões compactadores de lixo. O investimento é de R$ 12,92 milhões – recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, destacou que, como empresa pública de desenvolvimento regional, é papel da Companhia contribuir, em parceria com os municípios, para estruturação de políticas públicas que transformem a realidade das regiões onde atua. “A limpeza urbana e a execução da política de tratamento de resíduos sólidos são de competência dos municípios. No entanto, o governo federal, por meio da Codevasf, tem também como dever apoiar a execução dessas políticas públicas, especialmente porque hoje a capacidade de investimentos da União é maior. Assim, esses e outros municípios podem contar com o apoio da Codevasf para estruturação do desenvolvimento regional”, afirmou.

O município de Igaci, no agreste alagoano, foi o primeiro a ser contemplado com o caminhão compactador de lixo. “Com esses investimentos da Codevasf, teremos um transporte apropriado para levar os resíduos sólidos de Igaci até o aterro sanitário que atende a região, no município de Craíbas. O compactador também trará maior limpeza à cidade e segurança àquelas pessoas que trabalham no recolhimento do lixo. O meio ambiente e a saúde pública também serão beneficiados. Com esse veículo apropriado, evitaremos a contaminação durante o trajeto de recolhimento e transporte do material até o aterro sanitário”, destacou o prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó.

Dados da Prefeitura Municipal de Igaci apontam que o município gera, por dia, aproximadamente sete toneladas de lixo. Antes do repasse do caminhão compactador, a coleta de resíduos sólidos era realizada com o auxílio de caminhões caçambas e de carroceria.

Segundo a chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, a economista doméstica Carla Pinheiro, a Companhia já adquiriu os caminhões compactadores de lixo e deve fazer o repasse às prefeituras municipais. “Até o final do mês de abril, devemos concluir a entrega de mais seis unidades para os municípios de São Sebastião, Estrela de Alagoas, Pariconha, Piranhas, Pilar e Flexeiras. Esse é um investimento alto para as prefeituras, já que cada veículo custa individualmente quase R$ 260 mil, muitas vezes extrapolando a capacidade financeira dos municípios”, afirmou. A previsão é que até o final do ano os caminhões compactadores de lixo já estejam nos 50 municípios contemplados.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157693224932441

atualizado em 29/03/2018 10:01