Document Actions
Mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional” será realizada na Câmara dos Deputados no dia 13 de novembro

Mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional” será realizada na Câmara dos Deputados no dia 13 de novembro

Foco do evento é apresentar ações da Companhia e seus desafios para o futuro, por meio de exposições e apresentações técnicas

No próximo dia 13 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”. O objetivo é apresentar aos parlamentares, empresas parceiras e público em geral o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação e os desafios para o futuro, por meio de exposições e apresentações técnicas.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Companhia, Avelino Neiva, às 10h, no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados. “Com esse evento, queremos dar mais visibilidade à Codevasf. A empresa vem atuando, ao longo de seus mais de 40 anos de existência, em áreas onde a presença do poder público se faz necessária, para dotar territórios carentes de infraestrutura e de acesso a bens e serviços públicos de qualidade”, ressalta Neiva.

No período da tarde, a partir das 14h, será apresentado o painel “Realizações e desafios da Codevasf” com palestras técnicas. O foco das explanações será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Companhia com relação aos processos de negócios da empresa nas áreas de agricultura irrigada, segurança hídrica e economia sustentável. No ano de 2017, foram aplicados pela empresa cerca de R$ 827,2 milhões em ações finalísticas.

Uma vitrine do desenvolvimento regional

No hall do auditório, durante todo o dia, os visitantes também poderão conferir exposição com produtos de associações apoiadas pela empresa e frutas cultivadas nos perímetros públicos de irrigação administrados pela Companhia, além de maquetes, kit de irrigação familiar e aquário com espécies de peixes reproduzidos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura geridos pela empresa.

Paralelamente às apresentações técnicas e à mostra de produtos e ações, haverá  exposição de uma linha do tempo que destaca os principais marcos históricos dos 44 anos da Codevasf desde a criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, até hoje. O painel fotográfico ficará exposto no Espaço Mário Covas de 12 a 16 de novembro.

Saiba mais sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

Hoje, a área de atuação da empresa corresponde a 27,05% do território nacional (33% do Semiárido e 43% da Amazônia Legal), abrangendo 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe. São 1.641 os municípios que fazem parte do raio de ação da empresa, em 12 estados e no Distrito Federal.

Na área de agricultura irrigada, as ações da Companhia visam a aprimorar a eficiência da irrigação, expandir a agricultura irrigada e implementar gestão autossustentável nos 36 Projetos Públicos de Irrigação sob a administração da empresa. No tocante à segurança hídrica, são desenvolvidas ações para ampliar a oferta de água para usos múltiplos e contribuir para a revitalização das bacias hidrográficas. Em relação à economia sustentável, a Companhia apoia projetos de estruturação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), em áreas como apicultura, agricultura familiar, fruticultura, aquicultura e pesca, entre outras, e atua também na capacitação de jovens e adultos.

O Decreto nº 8.207, de 13 de março de 2014, designou a Codevasf como Operadora Federal do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), ampliando suas atribuições sobre a chamada Região de Integração – territórios nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte –, que serão contemplados pelas ações desenvolvidas pela Companhia.

Veja fotografias ilustrativas:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157673179084547

atualizado em 09/11/2018 17:46