Document Actions
Congresso sobre desafios da apicultura no Brasil terá participação da Codevasf

Congresso sobre desafios da apicultura no Brasil terá participação da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, de 16 a 19 de maio, no Centro de Convenções Expoville, em Joinville (SC), do Conbrapi – XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O tema será “Polinização, tecnologias, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil”.

O congresso contará com palestras e workshops com temas variados, além de visitas técnicas e uma feira de exposição de produtos e equipamentos apícolas. A Codevasf será representada por técnicos da Sede, em Brasília, e da 1ª Superintendência Regional, em Montes Claros (MG). Além disso, a Companhia coordenará uma caravana que participará do evento, formada por 45 apicultores apoiados com ações no Norte de Minas.

“A Codevasf tem papel preponderante no desenvolvimento da apicultura no Norte de Minas. Esse trabalho requer uma equipe atualizada com o setor, inteirada com as novidades e oportunidades e detentora de conhecimento sobre outras realidades. O congresso é um ambiente que oportuniza a absorção e a troca de informações. Em todos os espaços, teremos presenças, tanto captando informações, que serão compartilhadas posteriormente, quanto fortalecendo a imagem da Codevasf como investidora do setor”, explica o zootecnista da Companhia Anderson Nunes, um dos participantes do evento.

A promoção do Conbrapi é da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Epagri).

Apoio à apicultura

Cerca de 1.500 apicultores oriundos da agricultura familiar, organizados em 25 associações e uma cooperativa, abrangendo 54 municípios, já foram beneficiados com o apoio da Codevasf à apicultura na região do Norte de Minas.

A Companhia já construiu cinco Casas de Mel e um Entreposto de Mel e promoveu capacitações por meio de missões técnicas, cursos, seminários, congresso, assessoria e consultoria e contratação de assistência técnica. Além disso, estruturou a atividade apícola por meio de kits de produção, compostos por colmeias, suportes para colmeias, equipamentos de proteção individual, fumigadores e cera alveolada, e kits de beneficiamento, formados por centrífuga, mesa desoperculadora, tanque de decantação e balde.

Ainda como parte das ações, foram fomentadas e organizadas, pela Companhia, reuniões com os apicultores e diversas entidades em prol do desenvolvimento da atividade – Câmara Técnica da Apicultura do Norte de Minas, participações na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, reuniões com Secretaria de Educação do Estado para inserção do mel na merenda escolar, entre outras –, bem como pesquisas relacionadas ao setor em parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Fotografias ilustrativas:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157644206727861

atualizado em 14/05/2018 17:55