Document Actions
Codevasf realiza peixamento no rio São Francisco com 10 mil alevinos, em Cabrobó (PE)

Codevasf realiza peixamento no rio São Francisco com 10 mil alevinos, em Cabrobó (PE)

Nesta quinta-feira (8) moradores de Cabrobó (PE) participaram de um peixamento simbólico realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em trecho do rio São Francisco que passa pelo município. O evento, realizado em comemoração à Semana do Meio Ambiente, contou com a presença de alunos dos colégios Senador Paulo Guerra, Ministro Marcos Freire, Brígida de Alencar e Espaço Livre. Ao todo, 10 mil alevinos de piau verdadeiro foram inseridos no rio.

Os peixes usados na ação de repovoamento do rio foram criados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. “Nós sabemos da importância do rio São Francisco e da nossa responsabilidade em trabalhar para a preservação dele. Com esses peixamentos com piau verdadeiro, espécie nativa do rio, nós não só tentamos ajudar os pescadores, mas também queremos fortalecer o ecossistema do Velho Chico”, disse durante o peixamento o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro.

Professora de Biologia do colégio Senador Paulo Guerra, Williane Menezes disse que é de grande importância que os alunos vivenciem momentos como esse. “Eles estão percebendo a grande necessidade de a gente cuidar das espécies, para que elas não venham um dia a faltar no nosso rio São Francisco. Cuidando dele, a gente vai ter todas as nossas espécies pertinho de nossas casas”, afirmou.

Josi Tuane, aluna do 5º ano do colégio Brígida Alencar, se disse encantada com a experiência. “Hoje a gente veio ver muitos peixes sendo soltos. É bom a gente ver os animais de Deus sendo livres. São 10 mil peixinhos. Peixamento em Cabrobó (PE)Nós, os alunos da escola Brígida de Alencar, escutamos [os engenheiros de pesca da Codevasf] falarem que estavam dando vida ao rio. Essa água contém vida. Tem que deixar ele crescer. Tem que deixar ele produzir”, disse, empolgada.

A Codevasf tem realizado regularmente peixamentos em outros trechos do rio São Francisco. Em Pernambuco, na última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, foram inseridos 20 mil alevinos no rio em Petrolina.

Além de alunos e outros moradores do município de Cabrobó, participaram do peixamento desta quinta-feira técnicos da Codevasf, vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Ramsés Sobreira, e o vice-prefeito do município, Pedro Caldas.

Veja fotografias do peixamento:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157682816204210

atualizado em 08/06/2017 17:35