Document Actions
Codevasf promove capacitação de profissionais para construção de barragens subterrâneas

Codevasf promove capacitação de profissionais para construção de barragens subterrâneas

Cerca de R$ 25 milhões estão sendo investidos em aquisição de retroescavadeiras e capacitação de profissionais para a construção de barragens subterrâneas no Médio São Francisco baiano. As ações são realizadas no âmbito de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o governo da Bahia – por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A aquisição dos equipamentos, que constituiu a primeira fase do projeto, foi realizada com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cinquenta retroescavadeiras foram entregues a prefeituras municipais, e as capacitações estão ocorrendo em diversas localidades, como na comunidade de Mossorongo, situada na zona rural de Bom Jesus da Lapa – aulas práticas foram realizadas na comunidade neste mês, depois de aulas teóricas terem sido ministradas no auditório da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa. Durante as capacitações são construídas barragens subterrâneas que já passam a beneficiar as famílias.

Dona Laura Maria da Conceição tem nove filhos e vive na comunidade de Mossorongo, distante cerca de 35 quilômetros da sede do município de Bom Jesus da Lapa. Ela afirma estar com a esperança renovada em relação a um futuro com mais qualidade de vida para a família, depois de uma barragem subterrânea ter sido construída em sua propriedade. “Essa ação tem uma importância muito grande. Tenho fé que poderemos plantar o feijão, o milho, a abóbora, a melancia, aqui. Quero fazer a minha horta e acredito que passará a ser possível. Sem a água, nada disso era possível”, diz.

“Esse é um processo de capacitação em que o Governo do Estado da Bahia, através da CAR e de outras entidades que prestam Assistência Técnica Rural no Estado capacitam representantes de prefeituras para o acompanhamento da construção dessas barragens. Serão mais de 1.500 barragens e, por conta disso, essa parceria com a Codevasf e demais entidades é fundamental”, diz Abimael Passos dos Santos, coordenador de projetos da CAR no Programa Água para Todos. Outras 1.560 famílias deverão ser beneficiadas no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.

Um dos instrutores do curso, Samuel Oliveira, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), de Juazeiro (BA), explica as vantagens da tecnologia: “A maior importância dessa barragem subterrânea é armazenar água no subsolo para que a família consiga produzir alimentos para consumo humano e consumo animal, e também para que possa utilizar a água que ficará armazenada no poço até mesmo para consumo humano, desde que ela seja filtrada. Conservada abaixo do solo, a água evaporará menos”.

Maurício Nascimento, técnico da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, foi um dos participantes do curso. “Para nós, técnicos da Codevasf, eu vejo dois pontos interessantes. Além de beneficiar o produtor, através da inclusão produtiva, há o benefício ambiental, porque a gente percebe que a barragem promove a infiltração de água no solo”, diz. “Parte da água que seria escoada na época da chuva, passa a ser infiltrada, beneficiando também o lençol freático; e tem um custo relativamente abaixo”, avalia.

Isabel Denis, também técnica da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, foi outra participante da capacitação. “A Codevasf está ajudando a disseminar essa tecnologia. Temos mais de 35 pessoas fazendo esse curso, de várias localidades, que vão levar para os seus municípios essa tecnologia. A barragem de hoje, por exemplo, foi construída pelos próprios alunos, então cada participante vai retornar para o seu local de origem sabendo exatamente como fazer. É uma ação barata, que a própria família pode fazer desde que tenha acesso a uma máquina. Vejo, adiante, a possibilidade de utilizar a água retida pelas barragens para a criação de peixes”, afirma.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157661727178497

atualizado em 20/12/2017 11:31