Document Actions
Codevasf participa de debate na Câmara dos Deputados sobre situação da bacia do São Francisco

Codevasf participa de debate na Câmara dos Deputados sobre situação da bacia do São Francisco

O diretor da Área de Revitalização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Inaldo Guerra, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a atual situação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e as medidas de revitalização em andamento na região. O debate foi realizado pela Comissão Externa sobre a Situação da Crise Hídrica dos Municípios de Minas Gerais, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“A nossa missão é atuar de forma integrada no desenvolvimento das bacias hidrográficas, contribuindo para reduzir as desigualdades regionais. No que diz respeito à bacia do São Francisco, a Codevasf atua em 505 municípios, beneficiando mais de 18 milhões de pessoas”, disse Inaldo Guerra, que representou o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, e o Ministério da Integração Nacional como expositor na audiência pública.

Entre os resultados da Área de Revitalização da Codevasf apresentados, no período de 2007 a 2018, destacam-se a construção de 40.654 barraginhas e 7.753 quilômetros de terraços, a adequação de 321 quilômetros de estradas viciais e a proteção de 1.301 nascentes; além da conclusão de aproximadamente 100 sistemas de esgotamento sanitário na calha do rio São Francisco e da implantação de cerca de 40 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais difusas, localizadas até a 15 quilômetros de distância da calha do rio. Somente nessas ações, os investimentos aprovados do governo federal somam mais de R$ 2,3 bilhões.audiência publica 3

Inaldo Guerra explicou que a Companhia promove a revitalização de bacias hidrográficas a partir de ações de recuperação, preservação e conservação. “Os investimentos da Codevasf na área de revitalização visam, principalmente, à recuperação de áreas degradadas e controle dos processos erosivos, à implantação de sistemas de esgotamento sanitário e de sistemas de abastecimento de água e ao apoio aos arranjos produtivos locais (APLs)”, apontou o diretor, ressaltando que a Codevasf também realiza investimentos nas áreas de irrigação e infraestrutura.

Além de Inaldo Guerra, participaram como expositores da audiência pública Marcos Airton  Freitas, representante da Agência Nacional de Águas (ANA); Silvia Freedman Durães, representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; e Larissa Alves Rosa, coordenadora do Departamento de Revitalização de Bacias e Acesso à Água da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente.

Veja fotos do perfil da Codevasf no flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157662872043818



atualizado em 23/11/2017 09:27