Document Actions
Codevasf participa da 20ª Festa Nacional da Banana, em Jaíba (MG)

Codevasf participa da 20ª Festa Nacional da Banana, em Jaíba (MG)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) encerra, nesta segunda (30), sua participação na 20ª Festa Nacional da Banana, realizada no Parque de Exposições Jaibense, no município de Jaíba (MG). O objetivo foi divulgar as potencialidades dos vales a novos investidores.

Durante os quatro dias de programação, o evento tem recebido a visita de grandes produtores, comerciantes e exportadores de frutas do país. Os organizadores calculam que, até o final da festa, mais de 50 mil pessoas terão passado pelo Parque de Exposições, visitando os estandes do ramo da fruticultura nacional e participando de shows culturais.

Neste ano, o destaque no estande da Codevasf foram as ações da empresa nos programas de Arranjos Produtivos Locais, do Projeto Amanhã e de atendimento aos trabalhadores da agricultura familiar, por meio da estruturação das atividades com equipamentos e máquinas agrícolas.

Em uma área de aproximadamente 36 m², a Companhia também expôs, por meio de maquetes, fotografias e vídeos, os resultados de outras ações desenvolvidas no estado, principalmente na área de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, tais como recuperação de áreas degradadas; construção de barraginhas; reflorestamento ciliar e de topo e saneamento básico.

Durante a abertura, ocorrida na noite da última sexta (27), o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, destacou a atuação da empresa na região, onde se instalou para implantar o Projeto Jaíba há mais de 40 anos. Ele afirmou ainda que, em 2017, o projeto de irrigação produziu mais de 252 mil toneladas de alimentos, com destaque para manga e banana. “Foram mais de 11 mil hectares plantados, que produziram, aos produtores jaibenses, em torno de R$ 565 milhões”, ressaltou o superintendente mineiro.

Para o prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio da Silva, a Codevasf sempre teve um papel preponderante no desenvolvimento, não só da região de Jaíba, mas de todo o vale do São Francisco no estado. Ele enfatizou que o trabalho desenvolvido pela empresa em favor da agricultura familiar tem sido de fundamental importância para o crescimento desse setor na região.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, Dalton Londe Franco Filho; deputados federais e estaduais, vereadores, vários prefeitos do Norte de Minas e outras lideranças.

Fotografia: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157693145305342

atualizado em 30/04/2018 12:30