Document Actions
Codevasf fortalece estrutura de pequenos produtores rurais do norte baiano

Codevasf fortalece estrutura de pequenos produtores rurais do norte baiano

Cinco associações de produtores rurais foram equipadas com tratores e implementos; benefícios alcançam mais de 300 famílias

“Vamos começar o ano de 2018 com uma excelente produção”. Foram essas as palavras dos pequenos produtores rurais de Sento Sé e Jeremoabo, municípios situados no norte baiano, após a entrega de tratores e implementos agrícolas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA).

Cinco associações de produtores rurais foram equipadas. Os benefícios alcançam mais de 300 famílias. Os recursos destinados à ação foram de cerca de R$ 430 mil, oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“Essa ação da Codevasf permite que os parlamentares direcionem as suas emendas especificamente para os locais que eles conhecem e sabem o que a comunidade precisa. É uma sinergia eficaz entre governo federal, representantes dos cidadãos no Legislativo e associações dos municípios, que beneficia diretamente as comunidades, com geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população local”, afirma Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

Em Sento Sé, a Associação Comunitária dos Moradores de Tanque foi contemplada com um motor a diesel, uma forrageira ensiladeira, um picador de mandioca e palma, uma base para motor e um conjunto de polias e correias.

Em Jeremoabo, a Associação Comunitária de Santana foi equipada com um trator agrícola, uma carreta agrícola com capacidade para seis toneladas, uma grade aradora e uma roçadeira hidráulica acoplável ao trator. Nas Associações Comunitárias dos Pequenos Produtores Rurais e Amigos do Povoado de Brejo tratoresBAGrande e na Associação Comunitária Canabravinha da Quixabeira, os equipamentos que vão garantir melhor produção são, para cada associação, um trator agrícola, uma carreta agrícola e uma grade aradora. A Associação Comunitária do Jasmineiro, por sua vez, recebeu um trator agrícola, uma carreta agrícola, uma grade aradora e uma grade niveladora.

“Esses equipamentos vão fazer do nosso ano de 2018 um ano mais produtivo. Teremos uma melhoria significativa nas nossas produções. Essa é a primeira vez que estamos recebendo trator e implementos agrícolas. E sem dúvida foi um grande presente da Codevasf para nossa associação. Estamos muito gratos por essa oportunidade”, afirma o presidente da Associação Comunitária de Santana, Pedro Dantas da Silva.

Com o mesmo entusiasmo, o presidente da Associação dos Moradores de Tanque, Nilson de Almeida Ribeiro, afirma que o trabalho dos produtores vai mudar para melhor. “Com os novos equipamentos vamos otimizar o tempo de trabalho e garantir uma renda melhor para cada sócio. Que em 2018 essa parceria com a Codevasf continue, para que possamos desenvolver ainda mais a nossa associação”, diz.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157664487102778

atualizado em 09/01/2018 09:49