Document Actions
Codevasf estrutura mais 11,6 mil famílias para atividades agrícolas no Piauí

Codevasf estrutura mais 11,6 mil famílias para atividades agrícolas no Piauí

Ações visam a inclusão econômica e social de produtores e associações comunitárias que convivem com a estiagem prolongada

Mais 11,6 mil famílias de trabalhadores rurais foram fortalecidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí. Até o momento, desde 2016, foram investidos R$ 9,2 milhões na implantação de kits de irrigação e na aquisição de equipamentos e implementos agrícolas, como tratores, caminhões leves, plantadeiras, pulverizadores, guinchos e carretas agrícolas.

As ações da Codevasf buscam estruturar atividades produtivas para a inclusão econômica e social de famílias, associações e cooperativas. “São pequenos núcleos que não dispõem de recursos para fazer investimentos de grande monta, seja em equipamentos, seja em kits de irrigação. Com essas ações nós estamos possibilitando que eles consigam desenvolver de forma mais aprimorada as atividades de agricultura familiar”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda.

A maior parte dos recursos investidos foi do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O restante veio de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional. “É extremamente importante o apoio dos parlamentares com a alocação de emendas para a Codevasf desenvolver esse tipo de iniciativa. A empresa conta com um orçamento da União de determinados programas, mas com o reforço das emendas parlamentares nós conseguimos atingir um número maior de famílias”, avalia Fábio Miranda.

O representante da Associação de Produção e Serviço dos Agricultores Familiares de Alto Longá e assentado da reforma da agrária, Djalma Cardoso de Oliveira, conta que o caminhão recebido pela entidade atende cerca de 200 produtores. “O caminhão está sendo muito útil. Inclusive, agora, nós estamos escoando a produção. Antes de receber o caminhão, a gente tinha muita dificuldade para transportar, tinha que pedir apoio”, revela. Os agricultores familiares do município, que fica a 90 quilômetros de Teresina, cultivam principalmente melancia, milho e feijão.

kitKits de irrigação

A implantação de kits de irrigação pela Codevasf beneficiou 770 famílias em 58 municípios piauienses, entre 2016 e 2017. Os kits agregam valor à produção e contribuem para ampliar as oportunidades de renda de associações comunitárias e produtores vocacionados à agricultara familiar.

“A distribuição dos kits de irrigação é uma entre tantas ações da nossa gerência de arranjos produtivos que busca fomentar a preservação e a recuperação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, cria condições para a melhoria da qualidade de vida do cidadão que vive nas áreas das bacias hidrográficas atendidas pela Codevasf. Os kits de irrigação poupam a água utilizada na produção agrícola familiar”, afirma Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

A composição dos kits abrange 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição, adaptadores de tubos e bobina de tubo gotejador; além de caixa d'água de polietileno de 500 litros com tampa. Cada um tem capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados por meio do sistema de gotejamento localizado.

Algumas das vantagens dos kits de irrigação são a eficiência no uso da água; a facilidade de instalação, operação e manutenção; a otimização do tempo para irrigar, o aumento da produtividade das lavouras; e a melhoria da qualidade dos produtos ofertados.

Entre os diversos municípios beneficiados com as ações da Codevasf estão: Amarante, Aroazes, Batalha, Cabeceiras do Piauí, Caraúbas, Corrente, Dom Inocêncio, Flores, Guaribas, Ipiranga do Piauí, Jaicós, Júlio Borges, Landri Sales, Manoel Emídio, Massapê, Monsenhor Gil, Nossa Senhora dos Remédios, Paulistana, Pio IX, Piracuruca, Queimada Nova, Santa Filomena, Santa Rosa do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Simões, Sussuapara, Teresina e União.

A 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Teresina, abrange 241 municípios na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba: 222 no Piauí e 19 no Ceará. Do total, 127 municípios piauienses estão em região de semiárido.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157686641737624



atualizado em 14/09/2017 12:00