Document Actions
Codevasf estrutura associações comunitárias em Minas Gerais

Codevasf estrutura associações comunitárias em Minas Gerais

Os trabalhadores rurais de 20 pequenas associações comunitárias no Norte de Minas foram fortalecidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits de patrulhas agrícolas mecanizadas e material para abastecimento de água. Os investimentos de R$ 830 mil contaram com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, cerca de 8 mil famílias de pequenos produtores rurais, num total de mais de 40 mil pessoas, serão beneficiadas. “Com essas ações a Codevasf contribui para o aumento da área cultivada pela agricultura familiar, com aumento da renda rural e maior acesso a novas tecnologias de produção. Além disso, estima-se a redução do tempo e do custo com o preparo do solo pelo agricultor familiar e o aumento da produção e oferta de alimentos à população”, destacou.

Entre os equipamentos que compõem os kits estão tratores, grades aradoras, carretas agrícola, roçadeiras de arrasto, ensiladeiras, tubos PVC de diversas polegadas, motobombas e reservatórios com capacidade de 5 e 10 mil litros.

“O trator agrícola, a roçadeira de arrasto e a grade aradora vêm resolver um dos maiores problemas de mais de 50 famílias de pequenos produtores, pois mesmo com muita terra boa para o cultivo, ficava muito caro a preparação do solo, já que tínhamos que alugar maquinário ou usar os implementos puxados por tração animal para arar a terra e para o plantio do feijão, milho e cana-de-açúcar”, disse o presidente do Conselho Comunitário de Alegre, do município de Pintópolis, Heráclito Rezende Rodrigues.

Das 20 associações beneficiadas na bacia do rio São Francisco em Minas Gerais, 14 foram diretamente associações comunitárias. As outras seis entidades serão atendidas por intermédio de prefeituras municipais.

O prefeito de Montalvânia – um dos municípios beneficiados –, José Florisval de Ornelas, afirmou que os equipamentos permitirão que o município dê o apoio necessário ao pequeno produtor rural, de onde vem a base da economia daquele município. "É uma ação da Codevasf muito importante para a garantia do sucesso da nossa agricultura familiar, base de sustento de muitas famílias rurais”, comentou.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157690568076316

atualizado em 16/11/2017 09:44