Document Actions
Codevasf estrutura associação de pequenos agropecuaristas do Norte baiano com equipamentos

Codevasf estrutura associação de pequenos agropecuaristas do Norte baiano com equipamentos

Cerca de 50 famílias de agricultores familiares do Norte da Bahia estão mais bem preparadas para alimentar pequenos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos durante a estiagem prolongada. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional (Juazeiro), equipou a Associação de Fundo de Pasto de Mimoso, Melosa, Juá, Salina do Amaro, Água Fria e Tigre, localizada em Casa Nova (BA), com um kit de máquinas que será usado no manejo dos animais.

O conjunto de máquinas é composto por um motor a diesel com base fixa, uma máquina forrageira e um picador de mandioca e palma; polias e correias também integram o kit. Além de auxiliar na alimentação de rebanhos, o maquinário pode promover geração de renda para as famílias beneficiadas por meio da venda do excedente da produção.

Segundo o presidente da associação, Gilberto Amorim da Costa, as máquinas chegaram em boa hora. “Estávamos realmente precisando desses equipamentos. Nós tínhamos que alugar um kit de forrageira para manter o nosso trabalho na lavoura. Agora tendo essas máquinas em mãos, além de mais economia para nossa associação, poderemos produzir em maior escala e aumentar a nossa renda”, diz Gilberto.

Os recursos que permitiram a aquisição das máquinas – cerca de R$ 10 mil – são oriundos do Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Incremento na produção

Ações semelhantes à realizada em Casa Nova foram desenvolvidas pela Codevasf desde o início do ano em alguns dos 27 municípios que integram a área de atuação da 6ª Superintendência Regional da empresa. De janeiro a setembro, a Companhia entregou equipamentos para associações familiares rurais dos municípios de Curaçá, Uauá, Remanso, Pilão Arcado, Morro do Chapéu e Sento Sé.

De acordo com a Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf (6ª GRR/UDT), cerca de 350 famílias de pequenos agropecuaristas foram beneficiadas. A estimativa é de que cada associação atenda em média 50 famílias. O total de investimentos federais empregados neste ano ultrapassa R$ 70 mil.

Com os equipamentos, os agropecuaristas podem beneficiar plantas forrageiras, como a palma, e armazená-las, o que auxilia a promover qualidade para a alimentação dos rebanhos. O uso do maquinário também torna mais leve o trabalho dos agropecuaristas, que geralmente utilizam ferramentas manuais para o beneficiamento de forrageiras.

Veja fotografias ilustrativas:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157689939450345

atualizado em 22/11/2017 16:18