Document Actions
Codevasf entrega equipamentos de inclusão produtiva no sertão de Sergipe

Codevasf entrega equipamentos de inclusão produtiva no sertão de Sergipe

Produtores familiares do sertão de Sergipe estão melhor estruturados para o desenvolvimento de atividades como a pecuária, a agricultura e a piscicultura. Cerca de 270 equipamentos de inclusão produtiva, adquiridos com recursos de emendas parlamentares, foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta semana para produtores rurais de seis municípios sergipanos.

Nos seis municípios, foram entregues um total de 216 máquinas forrageiras, 22 kits de irrigação e 32 máquinas de corte e costura. Os recursos destinados à Codevasf, no valor total de R$ 1,2 milhão, foram aplicados na aquisição de 396 máquinas forrageiras, 136 máquinas de costura e 153 kits de irrigação localizada (gotejamento e microaspersão), além de 80 tanques-rede e materiais para estruturar projetos de piscicultura familiar, incluindo barcos, boias e berçários.

A ação teve a participação do superintendente regional da Codevasf César Mandarino, do senador Eduardo Amorim e do deputado federal Valadares Filho (representando também o senador Antônio Carlos Valadares).

O produtor rural José Carlos Freitas, residente em Poço Redondo, foi beneficiado com uma das 30 máquinas forrageiras destinadas ao município e elogiou a iniciativa da Codevasf. "Para a gente que tem criação de gado, mesmo que seja pequena, essa máquina é importante demais, porque ajuda na hora de fazer a ração. E levou menos de 30 dias para chegar depois do cadastramento. É muito bom", declarou o produtor.

Durante as solenidades de entrega, o superintendente regional César Mandarino afirmou que os equipamentos irão contribuir para a geração de renda nos municípios sergipanos. Ele agradeceu o apoio dos parlamentares que destinaram emendas à Codevasf, bem como o apoio do líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura para as ações da empresa no estado de Sergipe.

Participaram dos atos realizaSergipedos nessa quinta-feira (21), os prefeitos dos municípios beneficiados: Painho (Feira Nova), Cassinho de Quixabeira (Graccho Cardoso), Elizabeth Freire (Gararu), Miguel de Dr. Marcos (Porto da Folha) e Nena de Luciano (Monte Alegre de Sergipe). A última solenidade foi realizada em Poço Redondo, com a participação do prefeito Junior Chagas.

Também prestigiaram as solenidades, o deputado estadual Luciano Pimentel, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, líderes comunitários e técnicos da Codevasf.

As entregas de equipamentos prosseguem nesta sexta-feira (22) na região do Baixo São Francisco, nos municípios de Propriá, Neópolis, Ilha das Flores e Brejo Grande. No sábado (23), a Codevasf realiza novas entregas nos municípios de Itaporanga D’Ajuda, Lagarto e Simão Dias. Na próxima semana, serão beneficiados produtores rurais do município de Japaratuba. As ações irão beneficiar 14 municípios nas bacias do rio São Francisco e do Vaza-Barris.

Mais investimentos

A Codevasf terá um reforço importante para executar novas ações de inclusão produtiva em 2018. É que a empresa foi contemplada com uma emenda impositiva destinada pela bancada federal de Sergipe, no valor de R$ 81,2 milhões, com a finalidade de adquirir equipamentos e maquinários para apoio a projetos de desenvolvimento sustentável local integrado. As ações deverão beneficiar 41 municípios nas bacias do São Francisco e do Vaza-Barris em Sergipe.


Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157690575000864


atualizado em 22/12/2017 11:30