Document Actions
Codevasf autoriza obras de esgotamento sanitário em Buritizeiro (MG)

Codevasf autoriza obras de esgotamento sanitário em Buritizeiro (MG)

Cerca de R$ 17,4 milhões serão investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Buritizeiro, em Minas Gerais, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A ordem de serviço para o início das obras será assinada nesta quarta-feira (07) pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Fábio Miranda, e pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues. A solenidade de assinatura será na sede da Superintendência Regional da Companhia de Montes Claros, a partir das 15h.

Aproximadamente 28 mil pessoas serão beneficiadas com a conclusão da obra. A implantação do SES de Buritizeiro tem por objetivo promover a coleta e o tratamento de esgotos domésticos da sede do município, evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

O contrato para conclusão do SES de Buritizeiro contempla a execução de rede coletora, linha de recalque, ligações prediais, 04 estações elevatórias, 01 estação de tratamento de esgotos (ETE) e o emissário final. O prazo previsto para a execução dos serviços é de dois anos.

Com a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, a Codevasf atua na preservação da bacia do São Francisco e na recuperação de áreas degradadas, contribuindo para melhoria da qualidade do rio e das condições de saúde da população com a oferta de água para o abastecimento humano. Além dos benefícios à saúde pública, cada R$ 1 milhão investido em obras de esgotamento gera 30 empregos diretos e 20 indiretos. Empregos permanentes também são gerados quando o sistema entra em operação.

Agenda de trabalho

A assinatura da ordem de serviço do SES de Buritizeiro faz parte da agenda de trabalho do diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Fábio Miranda, na região. Nesta terça-feira (06), ele realizou visita técnica ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Gorutuba, em Nova Porteirinha; à Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, e visita ao sistema de esgotamento sanitário de Capitão Enéas, que já encontra-se em operação.

Na quarta-feira (07), o dirigente estará em Bocaiúva para conhecer de perto as instalações do Entreposto de Mel implantado pela Codevasf, além de visita às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município que estão sendo executadas pela Companhia.

Na quinta-feira (08), Miranda participa da abertura do seminário “Frutos do Cerrado: Oportunidades e Desafios para a Comercialização”, no auditório da UFMG, em Montes Claros.

atualizado em 07/11/2018 10:27