Document Actions
Codevasf apoia atividades agrícolas em comunidades no Piauí e Ceará

Codevasf apoia atividades agrícolas em comunidades no Piauí e Ceará

Ao todo, 21 associações e 16 prefeituras municipais foram equipadas com implementos que vão melhorar as condições de trabalho dos produtores

Mais 950 famílias que vivem em áreas rurais de municípios no Piauí e Ceará vão incrementar as atividades agrícolas graças a implementos fornecidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de R$ 1,1 milhão foi investido na aquisição dos equipamentos, como caminhão, plantadeira, raspadeira agrícola de controle remoto, pulverizador agrícola, tratores e carreta agrícola.

Entre maio e junho deste ano, foram equipadas 21 associações, sendo que sete delas são de pequenos agricultores e produtores familiares, cinco de desenvolvimento comunitário, cinco de piscicultores familiares, uma de apicultores e três de assentamentos; além de 16 prefeituras municipais.

Agora comunidades, associações, assentamentos e prefeituras têm maquinário para desenvolveram as atividades rurais. “A entrega dos equipamentos é de grande importância, principalmente por melhorar as condições de trabalho. Além disso, eles trazem um melhor desempenho na produtividade dos alimentos cultivados, gerando renda para a comunidade e a região”, destaca o chefe da Unidade de Empreendimentos Socioambientais da Codevasf no Piauí, Mário Guimarães.

Os equipamentos possibilitarão aos pequenos produtores rurais, como as 50 famílias que fazem parte da associação de desenvolvimento comunitário do assentamento Luz Divino, no município de Palmeirais, a 118 quilômetros de Teresina, ampliar a escala de produção.

“O caminhão recebido trouxe todo beneficio possível para o assentamento, ele ajuda a gente a transportar nossos legumes, arroz, mandioca, farinha, e outros produtos que nós produzimos. Temos agora como transportar tudo, antes não tínhamos essa grande ajuda”, afirma o agricultor Genivaldo Silva.

Além de Palmeirais, foram beneficiadas famílias nos municípios piauienses de Colônia do Piauí, Miguel Alves, Parnaíba, Capitão Gervásio Oliveira, Júlio Borges, Betânia, Parnaguá, Várzea Grande, Aroazes, José de Freitas, Cabeceiras do Piauí, Santana do Piauí, Queimada Nova, Amarante, Rio Grande e Ipiranga do Piauí; e no município cearense de Ipu.

Os recursos investidos pela Codevasf são provenientes do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia por meio de emendas parlamentares de senadores e deputados, e de execução direta, com recursos do Ministério da Integração Nacional.

Fotos:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157671397332152

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf

atualizado em 12/07/2017 15:43