Document Actions
Câmara dos Deputados sedia mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”

Câmara dos Deputados sedia mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”

A importância das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nas áreas de agricultura irrigada, segurança hídrica e economia sustentável foram destacadas durante a cerimônia de abertura da mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”, realizada nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O objetivo do evento foi apresentar aos parlamentares, empresas parceiras e público em geral o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação e os desafios para o futuro, por meio de exposições e apresentações técnicas.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Companhia, Avelino Neiva, que dirigiu a mesa de honra composta pelo secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional e presidente do Conselho de Administração da Codevasf, Gustavo Canuto, representando o ministro Antônio de Pádua de Deus Andrade; secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Vieira Tannus Jr., representando o ministro Edson Duarte; coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Integração Nacional e Meio Ambiente da Controladoria Geral da União, Paulo Grazziotin; e os deputados federais Rodrigo Martins (PI), Átila Lira (PI) e Raquel Muniz (MG).

Em seu pronunciamento, Avelino Neiva destacou o papel da empresa no desenvolvimento regional, cumprindo a sua missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. “Com nosso trabalho, tornamos produtivas regiões historicamente carentes, contando com o importante recurso oriundo de emendas parlamentares nas mais diversas ações da empresa”, frisou o presidente.

mostra 02Entre outros aspectos, Neiva também destacou o desafio da Codevasf como Operadora Federal do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). “Não tenho dúvidas que a Companhia terá um papel primordial para ajudar a resolver o problema da escassez hídrica no Nordeste com sua atuação neste grandioso projeto”, concluiu.

Gustavo Canuto ressaltou em seu discurso a importância das ações da empresa para a região onde atua. “Tenho verificado o empenho do presidente Avelino Neiva e sua equipe em fazer com que as atividades da Companhia realmente atinjam o seu público-alvo, gerando emprego e renda para aquelas regiões. Sem dúvidas, esse é o melhor lugar para mostrar o trabalho de uma empresa pública como a Codevasf”, afirmou.

Em seu discurso, Tannus Junior destacou a parceira da Codevasf com o Ministério do Meio Ambiente. “A Companhia é uma importante parceira, principalmente nas áreas de revitalização de bacias hidrográficas, gestão ambiental, entre outras. A empresa está sempre presente com foco em ações relevantes para aumentar a oferta de água, contribuindo para a qualidade de vida da população”, frisou.

Paulo Grazziotin também enfatizou a atuação positiva da empresa. “Como representante de um órgão de controle interno, percebemos como a Codevasf está buscando aderência às diretrizes da Lei das Estatais. Acreditamos que vivenciar a cada dia a construção de uma empresa melhor é o que precisamos como servidores públicos. A Codevasf está nesse caminho”, ressaltou.

No final da solenidade de abertura do evento, foi exibido um vídeo institucional mostrando as diversas áreas de atuação da empresa e servida uma degustação de frutas produzidas no vale do São Francisco.

Além dos empregados da Companhia, o evento contou com a participação dos diretores, gerentes-executivos e superintendentes regionais.

mostra 01Apresentações técnicas e exposição

A programação da mostra seguiu no turno da tarde com a apresentação do painel “Realizações e desafios da Codevasf”. O foco das explanações foi mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Companhia.

No hall do auditório, foi montada uma exposição com produtos de associações apoiadas pela empresa e frutas cultivadas nos perímetros públicos de irrigação administrados pela Companhia, além de maquetes, kit de irrigação familiar e aquário com espécies de peixes reproduzidas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura geridos pela empresa.

Paralelamente às apresentações técnicas e à mostra de produtos e ações, foi exposta uma linha do tempo destacando os principais marcos históricos dos 44 anos da Codevasf desde a criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, até hoje. O painel fotográfico ficará exposto no Espaço Mário Covas até o dia 16 de novembro.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157673445726267



atualizado em 13/11/2018 15:23