Document Actions
Ações da Codevasf serão apresentadas em evento internacional realizado em Fortaleza (CE)

Ações da Codevasf serão apresentadas em evento internacional realizado em Fortaleza (CE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa do Inovagri – Internacional Meeting, que acontece de 2 a 6 de outubro em Fortaleza (CE), em conjunto com o III Simpósio Brasileiro de Salinidade e o XXVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – CONIRD. Considerado o maior evento técnico-científico da América Latina, o Inovagri tem como principal objetivo propor reflexões sobre gestão e – com apoio do conhecimento acadêmico – contribuir para o uso racional da água. O engenheiro agrônomo Hermínio Suguino, da Gerência de Empreendimento de Irrigação da Codevasf, participou da abertura do evento, representando a Companhia.

A Codevasf estará presente no evento com estande onde serão expostos materiais sobre a atuação da empresa. Nesse estande também serão exibidos vídeos institucionais sobre obras realizadas pela Companhia na barragem de Sobradinho, para a captação de água para o projeto de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), e ainda sobre o trabalho desenvolvido por técnicos da empresa no projeto Mandacaru (BA). As atividades desenvolvidas no estande e a interlocução com o público do Inovagri serão coordenadas pelo chefe da assessoria regional de comunicação da Codevasf em Petrolina, Flávio Cabral.

Serão cinco dias de evento com atividades voltadas a promover intercâmbio de conhecimento entre os participantes, com a temática da água no meio rural e foco em irrigação e drenagem agrícola. Participam desta edição do evento cerca de 60 palestrantes nacionais e internacionais. A expectativa é de que mais de 800 estudantes, pesquisadores, profissionais e interessados pelo setor participem do encontro, vindos de todos os estados e de vários países.

O Inovagri, do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada, desenvolve atividades que vêm contribuindo para levar aos campos irrigados de todo o Brasil uma nova perspectiva em três vertentes: pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação da agricultura irrigada.

Programação técnico-científica

A programação será diversificada e contará com mesas redondas, reuniões, cursos rápidos e palestras. Entre os assuntos que serão discutidos estão: balanço de energia e monitoramento de áreas irrigadas; Fortalezatecnologias aplicadas à irrigação: softwares, drones e sensores; e recuperação e manejo de áreas afetadas por sais, entre outros.

Hermínio Suguino, engenheiro agrônomo da Gerência de Empreendimento de Irrigação da Codevasf, participará da mesa redonda “Sustentabilidade da agricultura irrigada no semiárido brasileiro – Papel da drenagem”. Ele apresentará a experiência de drenagem nos projetos públicos mantidos pela Codevasf na região semiárida do Vale do rio São Francisco. O engenheiro agrônomo da Codevasf Rodrigo Franco Vieira, por sua vez, fará exposição sobre “Dimensionamento de sistemas de irrigação pressurizada”.

O pedólogo Paulo Cerqueira, da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, levará ao evento informações sobre a espacialização de parâmetros de solo com o objetivo de fundamentar manejos em cultivos no projeto de irrigação de Boacica, localizado em Igreja Nova (AL). A expectativa dele é de que o encontro seja uma oportunidade para trocar experiências entre técnicos de instituições internacionais e nacionais e compartilhar metodologias e tecnologias sustentáveis.

Confira a programação completa: http://www.inovagri.org.br/meeting/

Com informações da organização do Inovagri.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157686592157321

atualizado em 02/10/2017 17:19