Document Actions
Ações da Codevasf foram destaque na 6ª edição da Expoeiras

Ações da Codevasf foram destaque na 6ª edição da Expoeiras

Uma mostra das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi exposta na sexta edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras - Expoeiras, realizada de 25 a 27 de maio no município de Oeiras (PI), a 280 km de Teresina. Foram destaque no estande da empresa os investimentos na região, que vão desde obras de esgotamento sanitário a implantação de kits de irrigação.

“Oeiras conta com um Escritório de Apoio Técnico da Codevasf. Temos uma atuação muito forte na região, contribuindo para fortalecer a economia local com a estruturação de diversas atividades seja por meio de implantação kits de irrigação, seja apoiando a ovinocaprinocultura e a cajucultura, entre outras ações, como investimentos para infraestrutura de irrigação, pavimentação e esgotamento sanitário. A participação da empresa no evento foi de suma importância para apresentar o que a Companhia tem realizado na região”, relata o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda.

O diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra, prestigiou a exposição e também avaliou a importância da participação da empresa no evento. “Essa feira é uma verdadeira vitrine do agronegócio; proporciona uma grande troca de informações e experiências, e reúne os cidadãos num clima de muita alegria e solidariedade. Nós, da Codevasf, participamos com um stand que demonstra o quanto estamos presentes no dia a dia do produtor: seja no maquinário que disponibilizamos por meio de emendas parlamentares, seja na transferência de conhecimento e tecnologia na produção de ovinos e caprinos, peixes e outros, seja nos kits de irrigação e muitas outras ações, onde são repassadas orientações e equipamentos. Tudo isso como parte da nossa missão de trazer o desenvolvimento para as regiões das bacias dos rios onde atuamos, como é o caso do Parnaíba. Estamos presentes com ações em quase todos os municípios piauienses”, afirmou Guerra.

Como parte da programação, o técnico da Codevasf, Maximiliano Arcoverde, ministrou uma palestra sobre análise de custo de uma unidade de produção de cajuína. Na oportunidade, ele tirou dúvidas de produtores e interessados no assunto, além de explicar o funcionamento de uma unidade de produção da bebida.

“A região é uma grandeexpoeiras produtora de caju. É uma das áreas onde a atividade da cajucultura é bastante desenvolvida. Com a nossa participação, esclarecemos, entre outras questões, os custos envolvidos na atividade”, explicou Arcoverde.

No sábado (26), os técnicos da Codevasf, Maximiliano Arcoverde e Everaldino de Brito, participaram de um dia de campo na comunidade Boa Vista. No local, a Companhia apoia uma Unidade de Produção de Palma, em parceria com o Sindicato dos trabalhadores Rurais e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da implantação de kits de irrigação, acompanhamento e monitoramento técnico. Os técnicos fizeram uma vistoria nas plantações e deram dicas de plantio e manejo da palma para alimentação animal.

A 6º Expoeiras já é um evento tradicional da região. Nesta edição, além da exposição, o evento contou com shows de atrações musicais regionais e nacionais, workshops, oficinas, palestras, leilões, campeonatos e a tradicional festa do vaqueiro.

Fotografias:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157696807726484


atualizado em 29/05/2018 10:58