Document Actions
Ação da Codevasf beneficia comunidade rural no semiárido baiano

Ação da Codevasf beneficia comunidade rural no semiárido baiano

A comunidade agrícola de Beira do Rio, localizada a cerca de cinco quilômetros da sede do município de Morro do Chapéu, na região norte da Bahia, a 394 quilômetros de Salvador, será beneficiada com a construção de 14 módulos sanitários pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O investimento ultrapassa R$ 98 mil, com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à empresa por meio emenda parlamentar. A ação faz parte do programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado no Estado da Bahia.

Os banheiros serão construídos por meio de escavação, aterro de vala, alvenaria em bloco cerâmico e instalações elétrica e hidrossanitária. Cada módulo sanitário, com área de 2,10m X 1,30m, será composto por lavatório, vaso sanitário, caixa de descarga, chuveiro e iluminação. Na área externa, haverá um reservatório para 250 litros de água acima da construção, além de uma fossa séptica e um sumidouro.

“Grande parte da população rural sofre com a falta ou inadequação das condições de saneamento básico nos domicílios. A construção desses módulos sanitários ajudará no controle de doenças e outros agravos relacionados ao uso inadequado da água, à falta de higiene e ao destino impróprio dos esgotos domiciliares”, explica Valmara de Souza Sandes, engenheira da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), e responsável pela fiscalização das obras.

Seguindo condicionantes ambientais, as construções terão um distanciamento mínimo de mananciais, poços e áreas de proteção ambiental permanente. Também serão realizados estudos para verificar se os solos são adequados para comportar a vazão de infiltração, sem risco de transbordamento ou contaminação de águas subterrâneas.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, o objetivo da ação é atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, reduzindo o índice de doenças provocadas pela inadequação das condições de saneamento. “A Codevasf assume esse compromisso com a população rural, para trazer melhoria na qualidade de vida dessas comunidades que não contam com esse tipo de assistência”, afirma.

atualizado em 23/02/2018 16:15