Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Codevasf realiza peixamento com 50 mil alevinos em barragens públicas do semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamento com 50 mil alevinos em barragens públicas do semiárido baiano

A Codevasf, em parceria com a prefeitura de Igaporã (BA), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou, nesta semana, peixamentos que introduziram 50 mil alevinos em nove barragens públicas no município de Igaporã, com o intuito de promover a reabilitação das barragens por meio de seu repovoamento.
publicado: 27/02/2015 12h15, última modificação: 01/11/2022 14h27

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a prefeitura de Igaporã (BA), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou, nesta semana, peixamentos que introduziram 50 mil alevinos em nove barragens públicas no município de Igaporã, com o intuito de promover a reabilitação das barragens por meio de seu repovoamento.

“Esse peixamento tem uma importância muito grande, pois o município de Igaporã tem uma zona rural muito pobre e, com isso, nós beneficiamos nove comunidades. Estamos fornecendo proteína animal para os habitantes locais, além da possibilidade de uma renda extra para eles, pois além de se alimentarem ainda poderão vender os pescados”, diz a técnica da Codevasf Isabel Denis.

Os alevinos foram produzidos e cedidos pela Bahia Pesca - empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) -, graças a uma parceria firmada entre as duas empresas que permite que a Codevasf realize peixamentos em vários municípios da Bahia, entre eles Igaporã, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Malhada, Santa Maria da Vitória, Sítio do Mato e Tanque Novo com alevinos produzidos e cedidos pela Bahia Pesca.

Em contrapartida, a Bahia Pesca está recebendo da Codevasf ração, que é utilizada nas unidades produtivas da empresa e que são operadas por associações de pescadores das cidades de Barra, Caculé e Paramirim.

A soltura aconteceu nas localidades de Gameleira, Gameleirinha, Caldeirão, Santana, Caminhão, Lagoa Funda, Tamanduá, Jatobá e Lagoa da Torta. Desde setembro de 2014, técnicos da Codevasf e da prefeitura estiveram em campo identificando as barragens adequadas e realizando o cadastramento das 110 famílias beneficiadas. Ainda em 2014, no mês de novembro, a Codevasf realizou, no auditório da Câmara Municipal, uma capacitação técnica, que reuniu mais de 60 agricultores e representantes de associações comunitárias.

Recuperação da ictiofauna

Ao longo de 2014, a Codevasf produziu mais de nove milhões de alevinos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa. Um total de 81 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe foram beneficiados.

Os alevinos são usados para recuperar os recursos pesqueiros do Velho Chico e seus afluentes, por meio de peixamentos e para a inclusão produtiva de pequenos produtores, incentivando à aquicultura. Além de promover a recuperação da ictiofauna, essas ações proporcionam alternativas de trabalho e renda. Os alevinos também são usados na realização de estudos e pesquisas aplicadas voltadas para desenvolver a aquicultura na área de abrangência da empresa e pesquisas para a reprodução de espécies nativas.

Dos mais de nove milhões de alevinos produzidos no ano passado, a maior parte – cerca de 6,5 milhões – foi voltada para as ações de inclusão produtiva. O restante da produção, em torno de 2,9 milhões, foi direcionada para as ações de peixamento realizadas pela Codevasf.

Ao longo do ano, foram realizados pela Codevasf um total de 56 peixamentos, onde foram usadas diversas espécies nativas da bacia do São Francisco, como curimatã, pacamã, piau, cascudo, matrinxã, piaba e dourado.

Veja imagens no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157633050320379

Conheça a plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf