Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Apicultura é nova atividade para famílias do sertão pernambucano
conteúdo

Notícias

Apicultura é nova atividade para famílias do sertão pernambucano

Moradores do Roçado, comunidade da zona rural de Petrolina, no sertão pernambucano, passarão a ter sua renda incrementada. Treze famílias foram contempladas com kits produtivos de apicultura, contendo 195 colmeias e utensílios para uso apícola: fumigador, carretilha, formão, cera e suporte, além de indumentárias como macacão completo, pares de botas, de luvas e chapéu.
publicado: 24/02/2015 09h14, última modificação: 01/11/2022 14h27

Moradores do Roçado, comunidade da zona rural de Petrolina, no sertão pernambucano, passarão a ter sua renda incrementada. Treze famílias foram contempladas com kits produtivos de apicultura, contendo 195 colmeias e utensílios para uso apícola: fumigador, carretilha, formão, cera e suporte, além de indumentárias como macacão completo, pares de botas, de luvas e chapéu.

A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em sua área de atuação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

As famílias beneficiadas integram a Associação de Criadores de Abelha de Petrolina (Acape). “Pra mim isso aqui é um sonho. A entrega desses kits é um dos passos importantes que a Codevasf está dando aqui com a associação. O pequeno agricultor, que é o mais pobre, está sendo beneficiado graças a Deus”, destacou, emocionado, o apicultor Raimundo Nonato.

Para o superintendente da Codevasf em Petrolina (PE), João Bosco Lacerda, o esforço para a expansão da apicultura no sertão pernambucano tem conquistado resultados bastante positivos, e o retorno dos produtores é de muito otimismo numa região que tem potencial para a atividade.

“Temos muito potencial em nossa região, que precisa ser explorado, e a Codevasf tem feito a sua parte, promovendo o avanço da apicultura, que é promissora. É uma atividade que nasce da base, da vontade da comunidade e a instituição acompanha. A intenção do governo é essa, oferecer as condições, capacitar as pessoas para produzir e ter qualidade de vida com dignidade. Os técnicos da Codevasf são dedicados, têm vontade e melhoram na realidade dessas comunidades com essas ações. Eles se sentem tão beneficiados quanto os produtores”, afirmou o superintendente.

George Caetano, presidente da Acape, frisa que os kits irão ajudar os apicultores a incrementar a produção de mel no Roçado. Ele conta que a associação existe há sete anos e que vinha tendo dificuldade de adquirir material apícola. De acordo com ele, com o recebimento das colmeias os apicultores da comunidade vão poder capturar muitos enxames, o que não podia ser feito sem os utensílios necessários.

“Muitas abelhas já estão em área habitacional e os moradores estão preocupados. Com esse projeto da Codevasf, aliado à ação de assistência técnica, vamos conseguir dar um ‘abrigo’, uma ‘casa’ para essas abelhas que estão ‘sem moradia’, por assim dizer”, exemplificou Caetano.

Conforme o presidente da Acape, a expectativa é positiva para o crescimento da atividade na comunidade, com o incremento recebido da Codevasf. Hoje, os apicultores do Roçado produzem entre 10 e 15 quilos de mel por colmeia ao ano. Com o reforço dos kits, e mais o apoio de órgãos como o Sebrae na capacitação dos associados, a perspectiva é que haja um aumento na produção para 15 a 30 quilos por colmeia ao ano, aproximando da média nacional de produção de mel.

Atividade em expansão

Segundo o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Pernambuco, o zootecnista Wellington Dias Lopes Júnior, a atuação da empresa com a construção de unidades de extração e beneficiamento de mel e implantação de kits produtivos de apicultura nos municípios de sua abrangência em Pernambuco tem expandido bastante a atividade na região e mudado a realidade de comunidades como a do Roçado

“Vimos nessa comunidade muito interesse e disponibilidade em querer trabalhar com a apicultura. Eles tinham poucas colmeias, equipamentos inadequados. Agora, estamos ajudando-os a expandir a atividade. Acreditamos que essa nossa ação irá fortalecer a apicultura aqui na comunidade”, ressaltou.

Elijalma Augusto, gerente de Revitalização de Bacias da Codevasf em Petrolina, frisou que o trabalho da Companhia desmistifica, especialmente, que mel é feito para servir de remédio, mas sim que é um produto que tem conquistado mercado e garantido renda extra aos sertanejos.

“A produção tem tido um volume cada vez maior com o trabalho executado pela Codevasf, especialmente com a construção e estruturação das Unidades de Extração e Beneficiamento de Mel. A gente abraça essa ideia e estamos de portas abertas para incrementar e expandir cada vez mais as ações na atividade da apicultura em nossa área de atuação, que alcança 69 municípios no estado”, aponta.


Veja imagens ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644206727861

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf