Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Sistema integrado de resíduos sólidos será implantado pela Codevasf na bacia do São Francisco
conteúdo

Notícias

Sistema integrado de resíduos sólidos será implantado pela Codevasf na bacia do São Francisco

Está em andamento a elaboração de projetos básico e executivo de engenharia e de estudos de licenciamento ambiental para a implantação de um sistema integrado de resíduos sólidos urbanos na bacia do rio São Francisco. Os projetos alcançam municípios de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e os investimentos da Codevasf associados a seu desenvolvimento somam cerca de R$ 1,6 milhão.
publicado: 18/12/2014 11h04, última modificação: 01/11/2022 14h31

Está em andamento a elaboração de projetos básico e executivo de engenharia e de estudos de licenciamento ambiental para a implantação de um sistema integrado de resíduos sólidos urbanos na bacia do rio São Francisco. Os projetos alcançam municípios de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e os investimentos da Codevasf associados a seu desenvolvimento somam cerca de R$ 1,6 milhão.

Em Alagoas serão beneficiados 13 municípios, com diferentes tipos de intervenção: Batalha, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Olho d'Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Monteirópolis e Senador Rui Palmeira.

Em Pernambuco serão 12 municípios: Tabira, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Ingazeira, Iguaraci, Brejinho, Itaperim, Tuparetama e Santa Terezinha.

Em Sergipe serão 11: Aquidabã, Gararu, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pirambu, Canhoba, Graccho Cardoso, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco e Monte Alegre de Sergipe.

No âmbito dos projetos serão analisados aspectos técnicos, ambientais, econômicos, sociais e financeiros do sistema integrado de resíduos sólidos urbanos. As alternativas propostas para o desenvolvimento do sistema deverão ser as de menor impacto ambiental, maior eficiência e menor custo econômico – tanto para implantação quanto para operação e manutenção.

“Estes sistemas têm como premissa a eficiência em coleta, destinação e disposição dos resíduos sólidos urbanos dos municípios, de acordo com o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso confere à população atendida benefícios como aqueles relacionados a qualidade de vida e a oportunidades na cadeia produtiva dos resíduos sólidos urbanos, por meio da atuação profissional em cooperativas de catadores”, explica o analista em desenvolvimento regional da Codevasf Igor Soriano.

Os projetos também abrangem remediação e encerramento de áreas de lixão de municípios que comporão o sistema. A remediação e o encerramento de atividades em áreas degradadas por resíduos sólidos urbanos contemplam a minimização do risco de incêndio e da poluição do solo, das águas e da atmosfera oriunda da decomposição dos resíduos. Os projetos devem propor medidas de organização e encaminhamento de catadores para associações e cooperativas para que atuem em unidades de triagem do futuro sistema.

O sistema integrado de resíduos sólidos urbanos será composto por estruturas como aterro sanitário, aterro de resíduo de construção e demolição, unidade de compostagem, unidade de triagem, estação de transbordo, central de resíduos e ponto de entrega voluntária de resíduos.

As unidades de triagem propostas para o sistema serão constituídas por edificações e instalações destinadas ao manejo de materiais provenientes da coleta seletiva de resíduos secos domiciliares ou assemelhados (papéis, plásticos, metais, entre outros), por parte de trabalhadores formalmente vinculados a instituições que atuem na área de reciclagem.

Crédito da foto: Zinclar / CBHSF

Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649808822352/

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf